Estadão / Notícias / Servidor público

Previ-Rio prorroga prazo do Censo Previdenciário para servidores; veja data

O novo período para a realização do Censo Previdenciário do Previ-Rio é voltado para servidores públicos da prefeitura do Rio de Janeiro

Os servidores devem ficar atentos ao novo prazo para evitar problemas com os dados informados. - Foto: Adobe Stock
Os servidores devem ficar atentos ao novo prazo para evitar problemas com os dados informados. - Foto: Adobe Stock

Na última sexta-feira (27), o Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro, também conhecido como Previ-Rio, anunciou a prorrogação do prazo do Censo Previdenciário. O procedimento é voltado para servidores ativos, inativos e pensionistas do município do Rio de Janeiro (RJ), em que é preciso atualizar dados cadastrais.

Dados a serem informados

De acordo com uma nota no site do Previ-Rio, os servidores devem informar dados pessoais, funcionais e familiares. Essa atualização é obrigatória, pois envolve a prevenção de fraudes e a garantia do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Leia também: Aposentadoria para concursados: quem pode pedir e quais são as regras?

A ideia do censo também é agilizar o procedimento para a liberação dos benefícios previdenciários aos servidores, com o repasse adequado de recursos públicos. Vale citar que o Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro é responsável por pagar a aposentadoria dos funcionários públicos.

Ainda, o censo auxilia no pagamento de pensões, já que o instituto é responsável por assegurar essas quantias aos dependentes dos segurados.

Até quando é possível atualizar os dados?

Conforme uma nota do Previ-Rio, os servidores podem atualizar os seus dados até o dia 31 de outubro. Para isso, o portal do instituto recomenda os seguintes passos:

  • Acesse o portal Carioca Digital;
  • Preencha os dados solicitados no formulário online;
  • Em seguida, clique em “salvar”.

Leia também: Concurso público ainda garante estabilidade? Especialistas explicam

Em casos de inconsistência nos dados cadastrais informados no formulário, é preciso procurar o RH setorial para regularizar a documentação. Se isso acontecer com servidores inativos e pensionistas, é necessário ir até a Central de Atendimento do Previ-Rio, no endereço abaixo:

  • Endereço da Central de Atendimento do Previ-Rio: Rua Afonso Cavalcanti, n° 455, Cidade Nova, térreo do prédio anexo, na prefeitura do Rio de Janeiro (RJ).

Leia também: Concursados podem confiar na aposentadoria? Entenda o novo cenário

Atente-se ao prazo

Conforme o Previ-Rio, é importante se planejar para realizar a atualização dos dados do Censo Previdenciário com antecedência, especialmente para evitar maiores problemas referentes à regularização das informações.

Encontrou algum erro?

Entre em contato