Jennifer de Carvalho
Publicado em 04/11/2024, às 15h26Na última sexta-feira (1º), o Ministério da Fazenda anunciou o acréscimo de vagas em um concurso público realizado em 2023. Trata-se de 50 oportunidades para o cargo de Analista, com especialização em Tecnologia, para o quadro de funcionário do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).
Na época, os candidatos realizaram as provas objetivas em 23 de julho de 2023. Com isso, os concurseiros passaram por etapas como o exame de conhecimentos aplicados, a avaliação biopsicossocial e o procedimento de heteroidentificação. Todas as fases foram realizadas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Os concorrentes buscaram ser contemplados pelo cargo de Analista, na área de Tecnologia, com uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Além disso, outro atrativo foi o salário inicial de R$ 9.025,73. Vale citar que o resultado oficial do concurso público foi divulgado no dia 20 de novembro do ano passado.
Conforme o último edital, o processo do SERPRO contou com 602 vagas, além da formação de um cadastro reserva – ou seja, para oportunidades que surgissem ou fossem criadas no seu prazo de validade de dois anos.
Assim, a publicação do Ministério da Fazenda no Diário Oficial da União (DOU) contempla justamente os candidatos classificados nessa reserva.
Isso significa que o Serviço Federal de Processamento de Dados deve contratar novos servidores públicos ainda no seu período de vigência, devido à adição de 50 vagas. Por isso, é importante ficar de olho no portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) para as atualizações sobre a chamada.
Ainda sobre a convocação, o documento destacou que devem ser "observadas as necessidades de provimento do quadro de pessoal do SERPRO", além da "disponibilidade orçamentária da empresa".
Além disso, o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) precisa considerar "a ordem de classificação e os critérios de alternância e de proporcionalidade, que consideram a relação entre o número total de vagas e o número de vagas reservadas a candidatos com deficiência e a candidatos negros".
Encontrou algum erro?
Entre em contato