Estadão / Notícias / Concurso Federal

CPNU 2 terá inscrições prorrogadas? MGI responde após relatos de falhas na candidatura

Interessados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 relataram problemas ao realizarem as inscrições para o certame

O CPNU de 2025 foi lançado com mais de 3 mil vagas. - Foto: Adobe Stock
O CPNU de 2025 foi lançado com mais de 3 mil vagas. - Foto: Adobe Stock

No dia 20 de julho, encerrou-se o período de inscrições do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025, organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). No entanto, alguns interessados no processo apontaram problemas para se candidatar no último dia do prazo, com relatos na plataforma Reclame Aqui e na rede social X (antigo Twitter).

Na última segunda-feira (21), um trecho de um comentário no Reclame Aqui intitulado como “Falha no sistema impediu inscrição no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)” expressou o seguinte:

“Durante o período de inscrições, tentei por diversas vezes concluir meu cadastro no Bloco 2, mas fui impedido por erros recorrentes na plataforma, em especial o erro ‘CCIUK’, que solicitava o contato com o administrador do sistema.

Mesmo realizando diversas tentativas em diferentes horários e em dispositivos diferentes, o sistema se mostrava instável e não permitia a finalização da inscrição. Infelizmente, o prazo foi encerrado sem que eu conseguisse me inscrever, devido a um problema técnico fora do meu controle”.

Também na última segunda-feira (21), outra reclamação na plataforma, nomeada “Dificuldade de inscrição e falta de suporte no CPNU 2”, relatava o seguinte:

“Ontem, dia 20 de julho de 2025, eu e minha família tentamos por diversas vezes realizar uma inscrição no Concurso Público Nacional Unificado 2. O sistema apresentou instabilidade e erros constantes, com mensagens como ‘entre em contato com o administrador do sistema’. Na mesma hora mandei e-mail com os prints dos erros para o e-mail *****, além de tentar contato telefônico – ambos sem nenhum retorno.

Agora, a página de inscrição no concurso está fechada e nossa família ficou no prejuízo. Total descaso!”

Leia também: O que fazer quando um concurso é cancelado? Veja o que dizem especialistas

Além disso, no X (antigo Twitter), pessoas comentaram sobre falhas ao se candidatar para o CPNU 2, no portal da banca organizadora Fundação Getulio Vargas (FGV). Dois seguidores escreveram as seguintes publicações na rede social:

O que disse o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)?

No dia 21 de julho, o Estadão Concursos entrou em contato com a assessoria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para averiguar se a pasta teria algum comunicado em relação ao problema e se havia planos de prorrogar as inscrições. Em nota, a instituição informou o seguinte:

“O CPNU 2 recebeu, no dia de ontem, 20 de julho, 180 mil inscrições, sendo 20 mil nos últimos 15 minutos do dia. As inscrições não serão prorrogadas, mas o sistema continua aberto para que as pessoas candidatas já inscritas possam imprimir seus boletos e efetuar o pagamento, impreterivelmente até às 23h59 desta segunda-feira, 21 de julho. A comissão organizadora orienta as pessoas candidatas que não deixem para fazer o pagamento nos últimos minutos do prazo”.

Leia também: Concursos públicos mais concorridos: especialistas dão dicas para se destacar

Próximos passos do CPNU

Após o encerramento das inscrições no dia 20 de julho e do término do prazo para pagar a taxa de candidatura no dia 21 de julho, o próximo passo do novo CPNU envolve a relação preliminar das inscrições aprovadas e reprovadas – ou seja, deferidas e indeferidas.

Essa relação preliminar está prevista para ser divulgada no dia 31 de julho. Assim, aqueles que desejarem encaminhar algum recurso contra o resultado devem realizar o procedimento entre os dias 01 e 04 de agosto.

Previsão das provas

De acordo com o cronograma destacado no anexo X do edital, a prova objetiva está prevista para acontecer no dia 5 de outubro. Assim, os habilitados nessa fase devem passar por uma prova discursiva, prevista para ser realizada no dia 7 de dezembro.

A nova edição do CPNU foi lançada com 3.652 vagas, com cargos voltados para 32 órgãos públicos e distribuídos entre nove blocos no certame. Os salários ofertados variam entre R$ 4.787,59 e R$ 17.726,42.

Leia também: Inteligência Artificial: aliada ou vilã? Veja como a tecnologia impacta os concursos públicos

Sobre o cronograma

As datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta matéria.

Encontrou algum erro?

Entre em contato