Candidatos aprovados em lista de espera no CPNU 1 devem manifestar interesse para seguir no processo e manter a habilitação
O prazo para manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) foi prorrogado até o dia 23 de setembro de 2025, às 23h59. A etapa é obrigatória para candidatos aprovados que estão na lista de espera, e deve ser feita por meio do sistema SOUGOV.BR, com login utilizando conta GOV.BR nos níveis Prata ou Ouro.
Leia também: Como passar em um concurso público para professor? Veja dicas
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a medida foi formalizada por meio do Edital Específico nº 4/2025, publicado no Diário Oficial da União em 18 de setembro. O novo prazo e os detalhes sobre o procedimento podem ser conferidos neste comunicado oficial.
A manifestação é um requisito para que o candidato continue habilitado no banco de aprovados e possa ser convocado, conforme a classificação e a abertura de vagas. Quem não realizar o procedimento será eliminado de todas as listas de espera em que estiver incluído.
Leia também: Escala 6x1 existe para concursados? Veja o que dizem especialistas
O procedimento pode ser feito da seguinte forma:
O candidato poderá alterar a manifestação até o final do prazo, caso necessário.
O MGI disponibilizou uma live com explicações sobre o procedimento, disponível para consulta no canal oficial do ministério no YouTube. O vídeo traz um passo a passo detalhado e orientações gerais sobre o processo. Acesse: https://www.youtube.com/live/KPmf7cJaTfk
As listas atualizadas com os resultados da manifestação de interesse estão previstas para serem divulgadas até o dia 10 de outubro de 2025, no portal oficial do CPNU 1.
Para dúvidas ou atualizações, é recomendável acompanhar os canais oficiais da seleção.
Leia também: Histórias de Sucesso: 6 candidatos dão dicas após serem aprovados em grandes concursos