Por Vitória Prates
13 de Maio de 2025 às 18:34
Os aposentados e pensionistas, benefíciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e vítimas da fraude de descontos, podem solicitar reembolso. As solicitações podem ser realizadas a partir desta terça-feira, 13 de maio. Saiba detalhes do processo e como realizar.
Leia também: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas
Investigação da Polícia Federal identificou esquema de fraudes e desvios de dinheiro no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Operação "Sem Desconto" busca investigar e combater esses descontos nas pensões e aposentadorias.
Até o momento, estima-se desconto de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024. A investigação jáa afastou servidores públicos e realizou prisões temporárias em 14 estados.
Leia também: Concursos públicos: veja quais são as matérias mais cobradas e dicas de estudos
De acordo com a Agência Gov, caso o aposentado e pensionista tenha sido vítima de descontos indevidos, será notificado pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social, através do aplicativo Meu INSS.
Por lá, eles serão informados sobre os descontos e, a partir de quarta-feira, 14 de maio, será possível solicitar também o ressarcimento desses valores.
Leia também: Como passar em um concurso público para enfermeiro? Veja dicas
Em informativo, o Governo Federal reforça a importância de tomar cuidado com golpes. Todo o processo, de notificação dos descontos a solicitação do ressarcimento desses valores, deve ser realizado, única e exclusivamente, através do aplicativo Meu INSS.
Qualquer contato com o aposentado e pensionista fora desse cenário, será considerado golpe. Em caso de dúvidas, ligue na Central de Atendimento do INSS, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para contato, disce o número 135. Para conferir o material, clique aqui.
Leia também: 6 candidatos dão dicas após serem aprovados em grandes concursos
Encontrou algum erro?
Entre em contato