O edital do concurso público do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) oferece vagas para Pesquisador Adjunto e Tecnologista
Com sede administrativa na Paraíba, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) está com um concurso público em andamento. Trata-se de uma seleção para os cargos de Pesquisador Adjunto I e de Tecnologista Pleno 2. Com isso, os interessados precisam ficar atentos ao cronograma, pois o período de inscrição e de isenção encerra em breve.
Conforme o edital, o processo conta com 19 vagas para contratação imediata, além da formação de um cadastro reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos.
Os novos servidores públicos convocados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e podem ser contemplados por um vencimento básico de R$ 6.710,29. No entanto, o valor pode ser ainda maior, com a adição de alguns benefícios. Confira abaixo:
Leia também sobre como lidar com a ansiedade em concurso público nesta reportagem.
O INSA é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Assim, conforme o edital do concurso, os aprovados trabalharão em Campina Grande, na Paraíba. As vagas ofertadas pelo processo estão distribuídas entre 18 cargos. Confira abaixo:
Pesquisador Adjunto I
Tecnologista Pleno 2
Os interessados podem se inscrever até às 18h (horário oficial de Brasília/DF) da próxima quinta-feira (26). Para isso, basta acessar o portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e preencher todos os campos requisitados.
Vale citar que para a candidatura ser devidamente efetivada, é preciso efetuar o pagamento da taxa até o dia 15 de janeiro de 2025. O valor é de R$ 150.
O concurso público do INSA possibilita a isenção da taxa de inscrição também até a próxima quinta-feira (26). O pedido só pode ser feito por pessoas que se encaixam em uma das seguintes situações:
O processo do instituto será composto por cinco fases: prova objetiva; discursiva; oral; defesa pública de memorial; e análise de títulos e currículos.
Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.
Assim, as primeiras avaliações destacadas estão previstas para serem aplicadas no dia 23 de fevereiro. Após essa etapa, os candidatos precisam ficar atentos aos canais oficiais do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), pois serão divulgadas as datas das próximas fases.