Por Jennifer de Carvalho
7 de Abril de 2025 às 07:51
No último domingo (6), diversas pessoas inscritas no concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram as provas objetivas e discursivas do processo. A seleção busca convocar candidatos para os seguintes cargos: Analista Administrativo e de Analista Ambiental.
Lançado em janeiro, o certame possui 460 vagas, distribuídas entre vários estados brasileiros. Ainda, desse total, é possível encontrar reservas para pessoas com deficiência (PcDs) e candidatos negros.
Conforme o edital de abertura, os novos servidores públicos contratados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Ainda, os convocados serão contemplados por um salário de R$ 9.994,60, com a inclusão de gratificações, além de um auxílio-alimentação.
O cargo de Analista Administrativo contém 130 vagas, enquanto o de Analista Ambiental conta com 330. Aliás, esta última função contempla duas áreas, sendo elas:
Leia também: Cotas em concursos públicos: como funciona a reserva de vagas?
No dia 28 de março, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora do processo – publicou um documento referente à demanda de candidatos por vaga.
Assim, foi constatado que 123.079 pessoas se inscreveram no concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Por exemplo, o cargo de Analista Ambiental, na área de Proteção, Conservação, Licenciamento, Monitoramento e Qualidade Ambiental e com localidade no Distrito Federal, possui 23.715 candidatos. Enquanto isso, a função de Analista Administrativo, também no Distrito Federal, conta com 13.464 inscritos.
Já a ocupação de Analista Ambiental, na área de Proteção, Conservação, Licenciamento, Monitoramento e Qualidade Ambiental e com localidade no Pará, tem 5.349 candidatos. Acesse o documento completo e confira todos os dados.
A prova objetiva foi composta por 70 questões sobre conhecimentos específicos, constantes no item 15.2.4 do edital. Ainda, a avaliação teve 50 questões sobre conhecimentos básicos. No exame, cada item foi julgado como CERTO ou ERRADO.
Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.
Já na prova discursiva do concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o candidato precisou elaborar uma redação, de até 30 linhas, sobre um tema relacionado aos objetos de avaliação de conhecimentos específicos do cargo e sua respectiva área.
Encontrou algum erro?
Entre em contato