Os interessados no concurso público do Ibama também precisam ficar atentos ao período do pagamento da taxa da candidatura
Atenção, concurseiros. Os interessados no concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) precisam ficar de olho no seu cronograma. Isso porque, de acordo com a programação prevista, o período de inscrição do processo deve encerrar em breve.
Ao todo, o processo possui 460 vagas, distribuídas entre vários estados brasileiros. Ainda, desse total, é possível encontrar reservas para pessoas com deficiência (PcDs) e candidatos negros.
Conforme o edital de abertura, os novos servidores públicos contratados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Ainda, os convocados serão contemplados por um salário de R$ 9.994,60, com a inclusão de gratificações, além de um auxílio-alimentação.
O cargo de Analista Administrativo contém 130 vagas, enquanto o de Analista Ambiental conta com 330. Aliás, esta última função contempla duas áreas, sendo elas:
Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.
O concurso público do Ibama será composto por três fases: prova objetiva; prova discursiva; e avaliação de títulos. Os dois primeiros exames, bem como as etapas de avaliação biopsicossocial e o procedimento de heteroidentificação, serão realizados nas capitais de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Assim, conforme o cronograma destacado no anexo I do edital, as provas objetivas e discursivas estão previstas para serem aplicadas no dia 6 de abril. Confira mais detalhes sobre os exames nesta matéria.
De acordo com o cronograma previsto no anexo I do edital do concurso do Ibama, os interessados no processo podem se inscrever até às 18h (horário oficial de Brasília/DF) do dia 18 de fevereiro. Para isso, acesse o portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora – e preencha todos os campos requisitados.
Com isso, os candidatos que não forem isentos da taxa de inscrição devem efetuar o seu pagamento até o dia 20 de fevereiro. O valor é de R$ 95.
Assim, o procedimento deve ser feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), a qual deve ser impressa após o preenchimento da ficha de solicitação de inscrição.
Caso seja necessário reimprimir a GRU Cobrança, o candidato deve acessar a página de acompanhamento do concurso no portal da banca citada acima. Acesse o edital de abertura e veja todas as orientações sobre o procedimento.
Leia também sobre como se destacar em concursos públicos concorridos nesta reportagem.
Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.