Por Sandra Lacerda
5 de Dezembro de 2024 às 19:41
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou, na terça-feira (3), que o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será a banca organizadora do próximo concurso público do órgão em 2025. A seleção contará com 460 vagas, destinadas a cargos de nível superior, sendo 130 para Analista Administrativo e 330 para Analista Ambiental.
A previsão é que o edital seja divulgado até janeiro de 2025 e as provas devem ocorrer em um intervalo mínimo de dois meses após a publicação do texto, possivelmente entre os meses de março e abril. Como organizador do concurso, o Cebraspe ficará responsável por receber as inscrições, aplicar as etapas aos candidatos, administrar recursos interpostos pelos inscritos e supervisionar todas as fases do processo seletivo.
Leia também sobre 70 vagas para servidores temporários no Ibama.
A escolha do Cebraspe como banca não é novidade. Nos últimos quatro concursos abertos pelo Ibama, em 2021, 2012, 2008 e 2005, o Cebraspe também foi o escolhido devido à sua competência e experiência em concursos públicos. O último edital do concurso ofereceu 568 vagas, sendo 432 para Técnico Ambiental, de nível médio, e 136 para Analistas, distribuídas entre as áreas Ambiental e Administrativa, de nível superior.
As provas, organizadas pelo Cebraspe, seguiram o modelo característico da banca, com 120 questões de certo ou errado, além de uma prova discursiva. Entre os conteúdos exigidos, estavam disciplinas como Língua Portuguesa, Noções de Direito Ambiental, Ética no Serviço Público e Legislação do Setor de Meio Ambiente, além de conhecimentos específicos para cada cargo.
A seleção incluiu ainda a avaliação de títulos para os cargos de analista, considerada fundamental para determinar os candidatos mais qualificados.
Leia também sobre as mudanças na legislação de concursos públicos no Brasil.
Encontrou algum erro?
Entre em contato