Por Jennifer de Carvalho
30 de Janeiro de 2025 às 12:57
Nesta quinta-feira (30), iniciou-se o período de inscrição do novo concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A seleção possui 460 vagas, distribuídas entre vários estados brasileiros.
O certame é voltado aos cargos de Analista Administrativo e de Analista Ambiental, os quais exigem nível superior. Assim, do total de oportunidades ofertadas, é possível encontrar reservas para pessoas com deficiência (PcDs) e candidatos negros.
Conforme o edital de abertura, os novos servidores públicos contratados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Ainda, os convocados serão contemplados por um salário de R$ 9.994,60, com a inclusão de gratificações, além de um auxílio-alimentação.
O cargo de Analista Administrativo contém 130 vagas, enquanto o de Analista Ambiental possui 330. Aliás, esta última função contempla duas áreas, sendo elas:
Leia também sobre como se destacar em concursos públicos concorridos nesta reportagem.
Os interessados no concurso público do Ibama podem se inscrever até às 18h (horário oficial de Brasília/DF) do dia 18 de fevereiro. Para isso, basta acessar o portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora – e preencher todos os campos requisitados.
Com isso, os candidatos que não forem isentos da taxa de inscrição devem efetuar o seu pagamento até o dia 20 de fevereiro. O valor é de R$ 95.
Assim, o procedimento deve ser feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), a qual deve ser impressa após o preenchimento da ficha de solicitação de inscrição.
O concurso público do Ibama será composto por três fases: prova objetiva; prova discursiva; e avaliação de títulos. Os dois primeiros exames, bem como as etapas de avaliação biopsicossocial e o procedimento de heteroidentificação, serão realizados nas capitais de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.
Assim, conforme o cronograma destacado no anexo I do edital, as provas objetivas e discursivas estão previstas para serem aplicadas no dia 6 de abril.
Na primeira avaliação, os candidatos devem julgar os itens como CERTO ou ERRADO. Já na segunda, é preciso elaborar uma redação, de até 30 linhas, sobre um tema relacionado aos objetos de avaliação de conhecimentos específicos do cargo e sua respectiva área.
Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.
Encontrou algum erro?
Entre em contato