Com o objetivo de servir como proteção social, o Sistema Único de Assistência Social, em SE, terá um processo com mais de 90 vagas em diversas áreas
Jennifer de Carvalho
Publicado em 16/08/2024, às 18h23Nesta terça-feira (13), o governo de Sergipe anunciou a autorização do Concurso Público do Sistema Único de Assistência Social Sergipe (SUAS/SE). O edital com o cronograma e mais detalhes do processo ainda não foram divulgados, mas a ação representa um passo para a melhoria dos serviços prestados pelo SUAS, no estado.
Existente em todo o país, o programa busca garantir o acolhimento de brasileiros que passam por alguma situação que coloca seus direitos sociais em risco. Um dos papéis do SUAS é servir como proteção social, a partir de um conjunto de benefícios e projetos.
Em nota, o governo estadual destaca que o concurso em SE contará com 90 vagas distribuídas em diferentes atuações: 35 para assistente social; 15 para psicólogo; 14 para nutricionista; 10 para tradutor e intérprete de Libras; 8 para pedagogo; e 8 para engenheiro-agrônomo.
Ao anunciar o andamento do concurso do SUAS, o governador Fábio Mitidieri disse, em nota, que o ato só foi possível devido à aprovação da Lei Estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que ocorreu em dezembro de 2023 na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
"Nós criamos a Lei do SUAS aqui no estado, depois criamos o Plano de Cargos e Carreira do SUAS e, agora, estamos autorizando este concurso, visando fortalecer o nosso SUAS. Queremos dinamizar a estrutura administrativa para melhor atender os sergipanos", disse Fábio.
Para executar e financiar a Política Nacional de Assistência Social, o SUAS conta com um modelo de gestão participativa, coordenando profissionais e recursos municipais, estaduais e da União. O programa foi consolidado em 2005, por meio da Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS).