Por Jennifer de Carvalho
31 de Janeiro de 2025 às 12:48
Nesta sexta-feira (31), foi publicado no portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) os locais das provas do concurso público da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe). Com isso, os candidatos já podem conferir onde as avaliações serão realizadas.
Lançado em dezembro de 2024, o processo é voltado para o cargo de Analista de Previdência Complementar, com funções em diversas áreas de atuação. O certame possui 13 vagas para contratação imediata e 558 oportunidades para a formação de um cadastro de reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos.
Conforme o edital de abertura, os novos servidores públicos serão contemplados por um salário de R$ 9.488, com uma jornada de 40 horas por semana. Para isso, os candidatos devem passar por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.
Leia também sobre o uso da Inteligência Artificial em concursos públicos nesta reportagem.
Os participantes do concurso da Funpresp-Exe podem verificar o seu local de realização das provas, por meio de uma consulta individual. Para isso, veja o seguinte passo a passo:
Com isso, os candidatos já devem se preparar para as avaliações, previstas para serem aplicadas no dia 9 de fevereiro, conforme o cronograma destacado no anexo I do edital. Ainda, de acordo com um comunicado publicado no portal da banca Cebraspe, é preciso se atentar aos seguintes horários:
Abertura dos portões | 12h (horário oficial de Brasília/DF) |
Fechamento dos portões | 13h (horário oficial de Brasília/DF) |
Início das provas | 13h30 (horário oficial de Brasília/DF) |
Tempo de aplicação da prova | 4h30 (horário oficial de Brasília/DF) |
No dia dos exames, os participantes devem ter em mãos o comprovante de inscrição e documento de identidade original, além de uma caneta de tinta preta em material transparente. Acesse o comunicado completo e confira todas as orientações para a ocasião.
A prova objetiva consistirá em 55 itens sobre conhecimentos básicos e 65 sobre conhecimentos específicos. Já a discursiva será composta por uma redação de texto dissertativo, com temas relacionados a conhecimentos específicos do cargo/área.
Leia também sobre como lidar com a ansiedade em concurso público nesta reportagem.
Conforme o cronograma no edital, a previsão é de que os candidatos devem consultar os gabaritos preliminares, individualmente, entre os dias 11 e 13 de fevereiro.
Já no dia 11 de fevereiro está marcada a divulgação do padrão preliminar de respostas da avaliação discursiva. Assim, aqueles que desejarem apresentar recursos contra as questões formuladas, os gabaritos oficiais preliminares e/ou o padrão de respostas da prova discursiva devem realizar o procedimento entre os dias 12 e 13 de fevereiro.
Após esse período, os gabaritos preliminares das provas objetivas estão previstos para serem publicados no dia 14 de fevereiro. Assim, o resultado final desse exame e o resultado provisório da discursiva devem ser divulgados no dia 13 de março.
Leia também sobre como lidar com a ansiedade em concurso público nesta reportagem.
Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.
Encontrou algum erro?
Entre em contato