Para enfermeiro, o setor público é uma grande oportunidade de trabalho. Entre técnicos e enfermeiros, saiba mais sobre a carreira na saúde
Entre efetivos, técnicos e auxiliares, os enfermeiros fazem a área da saúde girar. No Brasil, existem mais de 3 milhões de profissionais do tipo, segundo dados coletados pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).
Os enfermeiros marcam presença em todos os municípios do país e, mais ainda, estão fortemente inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS). Não é à toa que este grupo representa a maior categoria profissional do campo da saúde no Brasil.
Dois fatores levaram Ana Luiza Rodrigues a tornar-se enfermeira: o cuidado ao paciente e o interesse em aprender sobre o funcionamento do corpo humano. Hoje, com 27 anos, trabalha na UTI do Hospital Universitário de Brasília (HUB), mas o desejo de atuar na saúde pública vem de antes.
Leia também sobre concursos públicos na área da tecnologia e oportunidades de crescimento no setor
“Venho de uma família de servidores públicos. Cresci em um ambiente em que o estudo sempre foi priorizado e que as vantagens do serviço público são valorizadas”, conta ela. Em 2019, começou a estudar para concurso público. Conta que, no foco, dedicou-se por quase dois meses, principalmente através da realização de simulados.
Leia também sobre histórias de candidatos aprovados em concursos de alta competitividade
Fez a prova do HUB em fevereiro de 2020, e logo assumiu o cargo. “Amo demais minha profissão. O nosso trabalho pode mudar a vida de alguém. Quando assumi aqui me identifiquei muito com o serviço e com o perfil dos pacientes”, conta Ana.
Leia também sobre concursos públicos com os salários mais altos e melhores benefícios
Para Ana Luiza, é importante quebrar as barreiras de que é “quase impossível” ser aprovado em um concurso de alta competitividade. “Quanto mais você se dedicar, mais fácil vai ficar. Eu recomendaria ter acompanhamento pedagógico. Pra mim, fez toda diferença na hora do estudo”, afirma.