Vitória Prates
20 de Agosto de 2024 às 17:24O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos divulgou a relação candidato/vaga do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Os números divulgados não incluem as abstenção. O "Enem dos Concursos" contou com 2,1 milhões de inscritos, mas apenas 970 mil candidatos realizaram a prova no último domingo (18). A concorrência deve diminuir, considerando os 54% de taxa de abstenção.
O Ministério explica que, diferente de outros concursos, a relação candidato/vaga do CPNU não deve ser baseada no número absoluto. O candidato escolhe um bloco e a vaga de interesse, mas, ao mesmo tempo, está concorrendo a todas as oportunidades daquele bloco. Por isso, a maior parte das vagas apresenta uma relação candidato/vaga maior do que a média do bloco temático.
Mesmo que não seja aprovado no cargo prioritário ainda há chances de ser aprovado nas outras opções, em um esquema parecido com o Sisu na hora da busca por uma universidade. A maior relação de candidato/vaga está no Bloco 8 (Nível Intermediário) com 1003,7 e a menor no Bloco 2 (Tecnologia, Dados e Informação) com 132,3.
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) recebeu o apelido de "Enem dos Concursos" por centralizar em uma única prova a contratação de servidores públicos em mais de um órgão federal. É a primeira vez que isso acontece na história do Brasil. São ofertadas 6.640 vagas para 21 órgãos federais.
Baixe as informações completa sobre a relação candidato/vaga para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)aqui.
O caderno de questões e o gabarito preliminar já foram publicados. Dando sequência ao calendário oficial, a imagem do cartão-resposta sai dia 10 de setembro. Em seguida, as notas das provas de múltipla escolha e discursivas divulgadas em 8 de outubro, após avaliados todos os recursos.
Recursos para recorrer as notas da prova discursiva estarão disponíveis em seguida. As notas finais só saem 21 de novembro, com posse de cargos previstas para janeiro de 2025.
Encontrou algum erro?
Entre em contato