O Ministério responsável pelo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) destacou os próximos passos para alguns grupos de candidatos
Jennifer de Carvalho
Publicado em 21/10/2024, às 11h12Na última quarta-feira (16), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou quais serão os próximos passos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Um deles é a perícia médica para candidatos que se declararam com deficiência (PcD), durante a inscrição para o "Enem dos concursos".
Essa é uma das etapas obrigatórias na concorrência pelas 6.640 vagas distribuídas pelo Brasil. Vale citar que dos 2,1 milhões de inscritos, apenas 1 milhão dos candidatos realizaram a prova.
Assim, em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que o prazo para a avaliação dos participantes declarados PcDs iniciou na última quinta-feira (17).
Segundo o MGI, o procedimento de perícia médica verifica se a declaração se trata, efetivamente, de pessoa com deficiência. Assim, os candidatos passarão por uma análise com uma equipe multiprofissional, designada pela Fundação Cesgranrio.
Conforme o Ministério, essa etapa será baseada na "documentação médica (atestado ou laudo ou relatório) enviada, via upload, no ato da inscrição, que ateste a espécie e o grau ou o nível de deficiência (se conhecida), bem como a provável causa da deficiência".
Ao finalizar esse processo, os candidatos podem aguardar os resultados preliminares da perícia, com previsão para serem divulgados em 13 de novembro. Assim, o participante que desejar entrar com algum recurso contra o resultado precisa fazer o seu encaminhamento entre os dias 13 e 14 de novembro.
Aliás, vale citar que os resultados finais do "Enem dos concursos" estão previstos para serem divulgados no dia 21 de novembro.
Os candidatos que se encaixam no perfil de Pessoa com Deficiência (PcD) devem consultar a convocação para o procedimento da seguinte forma: