Muitos candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) precisam passar por outras etapas, antes do resultado oficial do processo
Jennifer de Carvalho
Publicado em 21/10/2024, às 11h11Com 6.640 vagas em diversas regiões do Brasil, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) aplicou as provas objetivas e discursivas no dia 18 de agosto. Após esse processo, muitos candidatos do "Enem dos concursos" ainda possuem etapas a serem cumpridas, como a heteroidentificação – procedimento de verificação para os que se autodeclararam negros.
Essa fase é referente à análise sobre a veracidade da declaração dos concorrentes às vagas reservadas para pessoas negras.
Com isso, em nota publicada na última quarta-feira (16), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou os candidatos dentro desse perfil para a realização do processo em diversos locais. Vale citar que essa etapa é obrigatória para a classificação no CPNU e será realizada entre os dias 2 e 3 de novembro.
Na heteroidentificação, os selecionados passarão por uma coleta de dados biométricos. Ainda, a comissão administradora do procedimento realizará um exame grafológico, que se trata de uma análise escrita.
Conforme o MGI, todo o processo será filmado pela Fundação Cesgranrio. No entanto, caso o participante recuse a filmagem, a coleta ou o exame, ele será desclassificado do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Após essa etapa do "Enem dos concursos", os concurseiros podem aguardar a divulgação preliminar dos resultados da avaliação. Conforme o MGI, o documento está previsto para ser publicado em 13 de novembro. Assim, caso algum candidato deseje entrar com um recurso contra o resultado, é preciso fazer o seu encaminhamento entre os dias 13 e 14 de novembro.
Os participantes que se encaixam nessa chamada devem consultar os locais onde a heteroidentificação será realizada. Para isso, é preciso seguir o seguinte passo:
De acordo com o cronograma do CPNU, após etapas como a heteroidentificação, os resultados oficiais do "Enem dos concursos" estão previstos para serem divulgados no dia 21 de novembro. Ainda, conforme a Agência Gov, a ministra do MGI, Esther Dweck, informou que muitos selecionados já devem começar a atuar nos serviços públicos a partir de janeiro de 2025.