"Enem dos concursos" dá orientação para quem se declarou indígena; veja

Após a realização da prova no dia 18 de agosto, muitos candidatos precisam passar por outros processos classificatórios; leia as orientações

Jennifer de Carvalho

21 de Outubro de 2024 às 11:12

Os candidatos que se autodeclararam indígenas precisam consultar uma convocação do concurso. - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil via Fotos Públicas
Os candidatos que se autodeclararam indígenas precisam consultar uma convocação do concurso. - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil via Fotos Públicas

No dia 18 de agosto, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) aplicou as provas objetivas e discursivas. Agora, os candidatos que se autodeclararam indígenas no "Enem dos concursos" precisam passar por uma etapa de análise sobre a veracidade da declaração dos concorrentes às reservas para o grupo.

Vale lembrar que o CPNU conta com 6.640 vagas em diversas regiões do Brasil. Conforme a Agência Gov, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, informou que muitos selecionados já devem começar a atuar nos serviços públicos a partir de janeiro de 2025.

As datas do início das atividades podem variar de acordo com o cargo. Isso porque algumas ocupações necessitam de um curso de formação, no qual funcionará como mais uma das etapas do concurso. Os candidatos que se enquadram nessa condição devem ser convocados a partir de novembro.

Como será o procedimento de análise aos candidatos autodeclarados indígenas?

Os concorrentes nas vagas reservadas para indígenas passarão por uma análise de verificação, a ser realizada pela Comissão de Verificação Documental Complementar. Assim, a comissão avaliará as documentações que comprovem o seu pertencimento étnico, que foram enviadas pelos candidatos no momento da inscrição.

Esse procedimento está marcado para ser realizado entre os dias 2 e 3 de novembro. Vale citar que essa etapa é obrigatória para a classificação no CPNU.

Após essa fase, os concurseiros podem consultar os resultados preliminares da análise no dia 13 de novembro. Em nota, o MGI destacou que o participante que desejar entrar com algum recurso contra o resultado precisa fazer o seu encaminhamento entre os dias 13 e 14 de novembro.

Como consultar os detalhes para realizar a verificação documental?

Os concurseiros que se encaixam na chamada para os autodeclarados indígenas devem consultar os detalhes da convocação. Para isso, é preciso seguir o seguinte passo:

  • Acesse o portal da Fundação Cesgranrio, na aba do CPNU;
  • Faça o login na área do candidato, através de uma conta gov.br;
  • Em seguida, clique no menu "Resultados e Convocações".

Após a conclusão de todas as fases – como a análise dos autodeclarados indígenas –, os resultados finais do "Enem dos concursos" estão previstos para serem divulgados no dia 21 de novembro.

Encontrou algum erro?

Entre em contato