Vitória Prates
Publicado em 15/08/2024, às 17h24Há 3 dias da aplicação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), governo federal estuda realizar nova seleção já em 2025. A informação foi divulgada por Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, no programa "Bom dia, Ministro", nesta última quinta-feira (18).
O anúncio só será confirmado pelo governo federal em março do ano que vem. Caso aprovado, será apresentado um novo edital, com as provas previstas para acontecer em agosto. Durante o programa, a ministra falou tanto da criação de vagas para áreas ainda não contempladas quanto convocação de candidatos reservas, já no fim deste ano ou início do próximo.
Com o "Enem dos Concursos" se aproximando, a previsão é de que 7 mil vagas sejam preenchidas. A edição deste ano conta com mais de 2 milhões de inscritos, pela primeira vez a seleção contempla cargos em 21 órgãos federais.
Desde a publicação do edital, o exame passou por uma série de mudanças. A previsão era que a prova fosse aplicada em maio de 2024, mas, com as grandes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, foi adiada.
Junto com a mudança da data da prova, o governo anunciou a possibilidade dos concurseiros desistentes pedirem reembolso da taxa de inscrição, mais de 30 mil candidatos desistiram do exame.
Encontrou algum erro?
Entre em contato