"Enem dos concursos": como revisar a nota da prova discursiva?

Após a realização das provas, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) destacou quais serão as próximas etapas do processo

Jennifer de Carvalho

18 de Outubro de 2024 às 09:48

Os resultados oficiais do "Enem dos concursos" estão previstos para serem divulgados no dia 21 de novembro. - Foto: Gustavo Gargioni/Especial via Fotos Públicas
Os resultados oficiais do "Enem dos concursos" estão previstos para serem divulgados no dia 21 de novembro. - Foto: Gustavo Gargioni/Especial via Fotos Públicas

No dia 18 de agosto, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) aplicou as provas objetivas e discursivas. Agora, os candidatos precisam ficar atentos às próximas etapas do chamado "Enem dos concursos".

Em nota publicada na última quarta-feira (16), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que os candidatos já podem realizar a consulta dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e da redação. Para isso, basta seguir o seguinte passo:

  • Acesse o portal da Fundação Cesgranrio, na aba do CPNU;
  • Faça o login na área do candidato, através de uma conta gov.br;
  • Em seguida, clique no menu "Resultados e Convocações".

CPNU também faz convocação para a heteroidentificação dos candidatos negros

Uma das etapas do Concurso Público Nacional Unificado é a heteroidentificação dos candidatos que se autodeclararam negros. Durante o procedimento, a comissão coletará os dados biométricos do candidato, além de realizar um exame grafológico – ou seja, uma análise escrita.

Conforme o MGI, todo esse processo será filmado pela Fundação Cesgranrio, que será realizado entre os dias 2 e 3 de novembro. Caso o participante recuse a filmagem e as outras etapas, ele será desclassificado do concurso.

Para consultar o local onde será realizado o procedimento, basta seguir os passos citados acima do login na área do candidato, no site referente ao CPNU.

"Enem dos concursos" convoca procedimento para pessoas autodeclaradas indígenas

Outra convocação pelo CPNU, no mesmo período, é referente às vagas reservadas para indígenas. Com isso, os candidatos concorrentes nessas reservas deverão passar por uma análise das documentações que comprovem o seu pertencimento étnico, enviadas no momento da inscrição no concurso.

Perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência

Nesse caso, o procedimento de perícia médica verifica se, efetivamente, trata-se de pessoa com deficiência. Conforme o MGI, "os candidatos serão avaliados por uma equipe multiprofissional, com base na documentação médica (atestado ou laudo ou relatório) enviada, via upload, no ato da inscrição que ateste a espécie e o grau ou o nível de deficiência (se conhecida), bem como a provável causa da deficiência".

Os resultados preliminares de todas essas convocações feitas pelo "Enem dos concursos" estão previstos para serem divulgados no dia 13 de novembro.

Encontrou algum erro?

Entre em contato