Estadão / Notícias / Enem 2025

Enem 2025: veja como solicitar a isenção da taxa de inscrição

Para solicitar o pedido de isenção do valor da candidatura do Enem 2025, os interessados devem se encaixar em situações específicas

Aqueles que não forem isentos da taxa devem gerar a GRU Cobrança para efetuar o seu pagamento. - Foto: Adobe Stock
Aqueles que não forem isentos da taxa devem gerar a GRU Cobrança para efetuar o seu pagamento. - Foto: Adobe Stock

No dia 24 de março, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um edital sobre o prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.

De acordo com o edital nº 18, a solicitação vale apenas para as pessoas que se encaixam em uma das situações abaixo:

  • Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2025, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Leia também: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas.

No caso da solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição por CadÚnico, os dados informados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal. Por isso, é importante verificar essas informações e, se for necessário, atualizá-las. Caso contrário, o pedido pode ser reprovado.

Assim, o Número de Identificação Social (NIS), a situação do ensino médio e os dados adicionados no questionário socioeconômico não poderão ser alterados após a conclusão da solicitação.

Até quando é possível pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025?

Conforme o edital disponibilizado no site oficial do governo federal, o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 iniciou nesta segunda-feira (14). Assim, os interessados podem fazer o pedido até o dia 25 de abril.

Leia também: DeepSeek: como usar no estudo para um concurso? Veja dicas de especialistas.

Veja o passo a passo para pedir a isenção da taxa

  • Acesse a página do participante no seguinte endereço: enem.inep.gov.br/participante;
  • Informe o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento;
  • Caso o participante tenha obtido a isenção do pagamento do Enem 2024 e não compareceu às provas nos dois dias de aplicação, é preciso justificar a ausência. Os documentos requisitados estão destacados no anexo I do edital;
  • Crie um cadastro e uma senha de acesso para a página do participante, no endereço sso.acesso.gov.br, para acompanhar a situação da solicitação.

Sobre a apresentação de recursos contra a recusa do pedido

Se o pedido de isenção da taxa de inscrição for reprovado, o participante pode solicitar a apresentação de recursos contra a recusa. Nesse caso, o procedimento deve ser feito entre os dias 12 e 16 de maio.

Assim, o resultado sobre o recurso deverá ser consultado no endereço enem.inep.gov.br/participante, a partir do dia 22 de maio.

Leia também: Histórias de Sucesso: seis candidatos dão dicas após serem aprovados em grandes concursos.

Aqueles que não forem isentos do pagamento do valor da candidatura no Enem devem acessar o portal destacado acima, informar os dados requisitados e gerar a GRU Cobrança para pagar a taxa. A quitação da quantia destacada no documento confirmará a inscrição na seleção.

Vale citar a importância de acompanhar os canais oficiais do Enem 2025, para ficar por dentro de atualizações e possíveis mudanças no cronograma do processo seletivo.

Encontrou algum erro?

Entre em contato