As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) são publicadas pelo Inep nesta segunda-feira (13). Veja como conferir e próximos passos
As notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2024, já estão disponíveis. O Inep publicou os resultados dos participantes nesta segunda-feira (13). Saiba por onde conferir as pontuações, como utilizar as notas para ingresso no ensino superior e próximos passos abaixo.
Leia também sobre concursos públicos para professores e dicas para aprovação
Para conferir as notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), basta acessar a página do participante, realizar login do gov.br, com CPF e senha do candidato, para conferir.
Leia também sobre como ler o edital de concursos públicos e dicas para entender o material
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são divididas em 5 categorias: Ciências da Natureza, que inclue as disciplinas: Biologia, Química e Física.
Depois, Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação; Matemática e suas tecnologias e, por fim, a Redação.
Leia também sobre concursos públicos para enfermeiros e dicas para aprovação
O Enem, além de avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro, é uma maneira de ingressar no ensino superior, tanto em universidades públicas quanto privadas. Para públicas, a porta de entrada é por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Leia também sobre as novas regras de aposentadoria para servidores públicos
Os candidatos podem submeter as notas do Enem para adentrar universidades federais de todo país. Para isso, as inscrições abrem na próxima sexta-feira (17) pelo site do Sisu. De acordo com informações publicadas pelo Ministério da Educação, o processo terá apenas uma fase.
Os candidatos podem escolher até duas opções de vaga pelo Sisus, com resultado publicado dia 26 de janeiro. Já em relação as faculdades privadas, a seleção pode variar, já que não são todas que aceitam a nota do Enem, vale conferir com a instituição de ensino desejada.
Leia também sobre como funciona a escala de trabalho de servidores públicos