Por Jennifer de Carvalho
29 de Abril de 2025 às 11:42
Nesta terça-feira (29), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou o resultado final da prova objetiva de seu concurso público para o cargo de Pesquisador. Os concorrentes a essa função realizaram as avaliações no dia 23 de março, juntamente com a avaliação discursiva.
De caráter eliminatório e classificatório, o exame objetivo foi aplicado aos candidatos de todas as ocupações ofertadas pelo certame – ou seja, para Pesquisador, Analista, Assistente e Técnico.
Assim, os candidatos precisaram responder itens sobre conteúdos de conhecimentos gerais e específicos. Ainda, os exames dos cargos de Pesquisador e Analista foram compostos por mais um tema: conhecimentos complementares.
Leia também: Embrapa: vagas, salários e próximas etapas; saiba tudo sobre o concurso.
Os participantes precisaram julgar cada item como CERTO ou ERRADO. A prova para Pesquisador teve 110 itens, enquanto os das demais funções foram elaborados por 100.
Conforme o edital de abertura do processo, a correção da prova objetiva usou o critério de 1 ponto positivo para a resposta de acordo com o gabarito oficial, 1 ponto negativo para a resposta que não fosse a do gabarito definitivo e 0 ponto quando não tinha marcação de CERTO ou ERRADO.
Os candidatos do cargo de Pesquisador, em todas as áreas de atuação, já podem consultar quem foi aprovado na prova objetiva, por meio da lista do resultado final do exame. Vale citar que o documento está organizado da seguinte forma:
Assim, para verificar o resultado, basta acessar um dos endereços abaixo:
De acordo com o edital de abertura, a reprovação nessa fase poderia acontecer se o candidato para Pesquisador se encaixasse em, pelo menos, uma das seguintes situações:
O concurso público da Embrapa foi lançado com 1.027 vagas. Desse total divulgado, 719 são para ampla concorrência, 103 para pessoas com deficiência (PcDs) e 205 são destinadas às pessoas pretas e pardas (PPPs).
Os novos servidores contratados permanecerão nas unidades em que forem alocados, por um período mínimo de cinco anos. Os convocados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana e podem ser contemplados por um dos seguintes salários:
Vale citar que o certame da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também conta com a formação de um cadastro de reserva – ou seja, para vagas que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos. Em matéria do Estadão Concursos, veja dicas de como se preparar para as próximas fases do concurso.
Encontrou algum erro?
Entre em contato