Estadão / Notícias / Concurso Federal

Concurso Embrapa: quando o padrão de resposta da prova discursiva será divulgado?

No concurso da Embrapa, a prova discursiva foi aplicada aos concorrentes do cargo de Pesquisador e aos participantes de algumas funções de Analista

As avaliações objetivas e discursivas do processo foram realizadas no último domingo (23). - Foto: Adobe Stock
As avaliações objetivas e discursivas do processo foram realizadas no último domingo (23). - Foto: Adobe Stock

No último domingo (23), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aplicou as provas discursivas de seu novo concurso público. A avaliação foi realizada apenas pelos concorrentes ao cargo de Pesquisador e por participantes de algumas funções de Analista. Com isso, um dos próximos passos é aguardar a divulgação do padrão preliminar de respostas do exame.

Vale citar que os candidatos de todos os cargos também passaram por uma prova objetiva. Assim, os concurseiros buscam uma oportunidade, dentre as 1.027 vagas disponibilizadas pelo certame e distribuídas entre as funções de Pesquisador, Analista, Assistente e Técnico.

De acordo com uma publicação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora do processo – referente à demanda de candidatos por vaga, 279.701 pessoas se inscreveram no concurso público da Embrapa.

Conforme o edital de abertura, os servidores convocados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana e podem ser contemplados por salários que variam entre R$ 2.186,19 e R$ 12.814,61.

Leia também se concursados podem confiar na aposentadoria nesta reportagem.

Como a prova discursiva foi elaborada?

A prova discursiva do concurso englobou uma redação, em que os participantes precisaram elaborar um texto dissertativo, de até 30 linhas, sobre temas de atualidades que envolvessem o contexto de atuação da Embrapa.

O exame vale 20 pontos e a sua correção seguirá uma série de critérios. Alguns deles são: a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema, relacionados ao domínio do conteúdo; e a avaliação do domínio da modalidade escrita, considerando aspectos gramaticais como grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular.

Quando o padrão preliminar de respostas da prova discursiva será divulgado, conforme o cronograma do edital?

Conforme o cronograma no anexo VIII do edital, os candidatos que realizaram a prova discursiva do processo poderão verificar o padrão preliminar de respostas da avaliação no dia 25 de março, no portal do Cebraspe.

Assim, aqueles que desejarem apresentar algum recurso contra o padrão de resposta podem realizar o procedimento entre às 10h (horário oficial de Brasília/DF) do dia 26 de março e às 18h (horário oficial de Brasília/DF) do dia 27 de março.

Após essa fase, o resultado provisório na avaliação discursiva está marcado para ser divulgado no dia 22 de abril.

Leia também sobre como a nota de corte é calculada em concursos públicos nesta reportagem.

Vale citar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma do processo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão sujeitos a alterações. O edital de abertura destaca que caso tenham mudanças, serão lançados comunicados por meio de outros editais nos canais oficiais do processo, como o site da banca. Por isso, é importante acompanhar esses endereços para ficar por dentro de qualquer atualização e das programações que ainda serão divulgadas. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta reportagem.

Encontrou algum erro?

Entre em contato