Por Jennifer de Carvalho
24 de Abril de 2025 às 07:00
O concurso público da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é composto por vários tipos de avaliações. Uma delas é a prova prática, em que a lista dos candidatos convocados para essa etapa foi divulgada na última terça-feira (22), no portal da banca organizadora do processo e no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o documento de convocação, a avaliação prática é voltada para três áreas do cargo de Técnico e para dois setores da função de Assistente. Confira abaixo:
Técnico
Assistente
Leia também: Embrapa: vagas, salários e próximas etapas; saiba tudo sobre o concurso.
De caráter eliminatório e classificatório, essa fase consiste na simulação de uma situação-problema relacionada às atividades realizadas no cotidiano do trabalho dos cargos citados acima. Com uma duração máxima de 15 minutos, essa etapa tem o objetivo de verificar a habilidade do candidato com situações-problema e a sua compatibilidade com a área de atuação escolhida.
Conforme o edital de abertura do processo, será considerado aprovado o candidato que alcançar uma nota igual ou superior a 5 pontos, de um total de 10.
Os candidatos do concurso da Embrapa podem conferir os chamados para a prova prática em um dos seguintes endereços abaixo:
De acordo com a lista de convocação, a previsão é de que a prova prática seja aplicada entre os dias 17 e 18 de maio. Assim, os participantes devem conferir, individualmente, os locais e horário da realização do exame no portal da banca Cebraspe, a partir do dia 12 de maio.
O resultado provisório dessa etapa está marcado para ser divulgado no dia 28 de maio, tanto no Diário Oficial da União (DOU) quanto no site do Cebraspe.
Leia também: Embrapa: como se preparar para a prova prática do concurso?
Conforme o edital de abertura, o concurso contempla diferentes níveis de escolaridade, como fundamental, médio, técnico e superior. Aliás, o certame conta com a formação de um cadastro de reserva – ou seja, para vagas que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos.
Os novos servidores contratados permanecerão nas unidades em que forem alocados, por um período mínimo de cinco anos. Os convocados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana e podem ser contemplados por um dos seguintes salários:
Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.
As datas e os períodos estabelecidos no cronograma do processo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais da seleção, como o site da banca, para ficar por dentro de qualquer atualização. Em matéria do Estadão Concursos, veja dicas de como se preparar para as próximas fases do concurso.
Encontrou algum erro?
Entre em contato