Estadão / Notícias / Concurso Federal

Ebserh abre prazo de recurso contra resultado preliminar da prova

O período para a apresentação de recursos contra o resultado preliminar da prova objetiva do concurso público da Ebserh deve encerrar em breve

Os candidatos do concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizaram as provas objetivas em março. - Foto: Adobe Stock
Os candidatos do concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizaram as provas objetivas em março. - Foto: Adobe Stock

Nesta terça-feira (15), iniciou-se o período para a apresentação de recursos contra o resultado preliminar da prova objetiva do concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Aqueles que desejarem realizar o procedimento devem ficar atentos ao cronograma, pois o prazo dessa etapa deve encerrar em breve.

Os candidatos do processo realizaram a avaliação objetiva no dia 16 de março. Assim, os participantes buscam uma oportunidade, dentre as 545 vagas ofertadas e distribuídas entre as áreas médica, assistencial e administrativa.

Conforme os editais dos três setores, os servidores públicos convocados podem ser contemplados por salários que variam entre R$ 2.707,15 e R$ 17.978,62. Dependendo do cargo selecionado, as jornadas de trabalho podem ser de 24, 25, 30, 36 ou 40 horas por semana.

No dia 21 de fevereiro, a Fundação Getulio Vargas (FGV) – banca organizadora – divulgou as demandas de candidatos por vaga de cada setor. Assim, a área médica teve 21.384 inscritos por vaga. Já no campo assistencial, esse número foi de 423.552. Enquanto isso, a área administrativa contou com 101.106 candidatos por vaga.

Leia também: Concursados podem confiar na aposentadoria? Entenda o novo cenário.

Até quando é possível apresentar recursos contra o resultado preliminar da prova objetiva?

Na última segunda-feira (14), foi divulgado o resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Ebserh, no portal da FGV. Os candidatos podem realizar essa consulta tanto individualmente quanto pelas listas lançadas nas páginas de cada área no site da banca.

Com isso, os participantes já podem apresentar recursos contra o resultado preliminar da prova objetiva. De acordo com cronograma no anexo I dos editais, esse procedimento só pode ser feito até o dia 16 de abril. Para isso, veja o seguinte passo a passo:

  • Acesse o portal da FGV;
  • Selecione a página de uma das três áreas: médica, assistencial e administrativa;
  • Clique no link destacado como “Interposição de Recursos contra o Resultado Preliminar da Prova Objetiva”;
  • Em seguida, informe o CPF e a senha que foram cadastrados.

Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.

Quantos pontos é preciso alcançar para ser considerado aprovado?

A avaliação da prova objetiva consiste em uma escala de 0 a 60 pontos. Com isso, para ser considerado aprovado nessa etapa, o candidato precisa alcançar, no mínimo, 30 pontos. Aqueles que não atingirem, ao menos, a pontuação mínima, serão eliminados do processo.

Como será elaborada a nota final do concurso da Ebserh?

A nota final dos aprovados no concurso público da Ebserh será feita a partir da soma dos pontos obtidos nas provas objetivas e de títulos. No caso dos candidatos da área administrativa, também serão considerados os pontos da redação, aplicada na mesma data da realização do exame objetivo.

Com isso, as notas definirão a classificação dos concurseiros em ordem decrescente, considerando o cargo e a unidade para os quais se inscreveram.

Leia também: Inteligência Artificial: aliada ou vilã? Veja como a tecnologia impacta os concursos públicos.

Sobre o cronograma do concurso

As datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização. Confira mais detalhes sobre o concurso nesta reportagem.

Encontrou algum erro?

Entre em contato