Com tanta concorrência, a aprovação em um concurso público pode demorar para chegar. Especialistas dão dicas para ajudar na preparação
Mesmo com diferentes áreas de concursos públicos para seguir, algumas disciplinas caem em quase todas as provas para enfermeiros. Segundo informações levantadas pelo Prepara Educação, a avaliação pode ser dividida em 4 grandes blocos de conhecimento:
Leia também sobre histórias de candidatos aprovados em concursos de alta competitividade
Depois de saber o que é estudar, é importante saber como se organizar no cronograma de estudos. Os especialistas lembram que é necessário dar atenção a todas as disciplinas, e não focar somente nas favoritas. Geda, coordenador pedagógico do Prepara, também cita disciplinas que costumam ser cobradas em concursos públicos para enfermagem, e que valem uma atenção especial dos concurseiros:
Leia também sobre concursos públicos na área da tecnologia e oportunidades de crescimento no setor
Para Andreia Labrea, enfermeira do Hospital Universitário da UFSC e professora de cursos preparatórios, a maior dificuldade que os profissionais da área encontram para preparação de concursos é encaixar uma rotina de estudos dentro da intensa carga de trabalho.
“Além da falta de incentivo, é difícil encontrar um enfermeiro que não trabalhe até 12 horas por dia. E, para ser aprovado em bons concursos, não basta estudar uma hora por dia. É preciso ter constância nos estudos”, afirma ela.
Leia também sobre concursos públicos com os salários mais altos e melhores benefícios
O tempo é um dos maiores desafios dos concurseiros. Com as dicas, é possível começar a estudar antes mesmo do edital ser publicado. “A base importante pode e deve ser construída ainda sem a abertura do certame. Reserve um tempo por dia para essas disciplinas, para fazer um pós-edital de muita qualidade”, diz Geda. “Se conseguir vencer o desafio do tempo, a aprovação é consequência”.