O processo de preparação para um concurso pode ser desafiador. Confira essas dicas de especialistas para lidar melhor com a ansiedade
O Brasil é o país com o maior número de casos de ansiedade no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Durante uma prova tão concorrida, quanto as de concurso público, a sensação de ansiedade, nervosismo e até de esgotamento podem aumentar ainda mais. A psicóloga Bruna Lima e Silva traz dicas práticas para lidar com a ansiedade no processo.
Em seu consultório, Bruna atende pacientes que estão se preparando tanto para concursos quanto para residência em medicina e outros vestibulares, e notou algumas queixas recorrentes entre eles:
Segundo a especialista, passar horas e horas seguidas estudando, sem pausa, não é produtivo. Para os concurseiros, é importante entender que sofrer com o cansaço não é sinônimo de bom desempenho ou de sucesso na hora da avaliação.
Veja 5 dicas para lidar melhor com a ansiedade no momento da preparação.
Ter momentos de diversão é tão importante quanto se preparar para a prova. Afastar-se um pouco da matéria e tranquilizar-se é necessário, tanto durante quanto depois das provas.
Depois das avaliações, é importante aproveitar o momento para retomar o contato com pessoas, hobbies, sonhos e vontades que ficaram de lado durante a preparação. Enquanto espera a publicação dos resultados finais, procure atividades prazerosas e divertidas.
Leia também sobre quais são os concursos públicos com os maiores salários
No momento de um concurso público, tem muita coisa em jogo. Mas, enxergar o momento do estudo como algo prazeroso, e menos como um período de sofrimento, aumenta a chance de ter êxito. A relação entre o concurseiro e o conteúdo precisa ser saudável.
Uma postura meditativa não tem a ver com meditação ou yoga, ainda que essas atividades também possam ajudar. Para Bruna, é importante procurar adotar uma visão mais positiva, ou simplesmente realista da situação.
A psicóloga diz: "Durante a prova, a aprovação ou reprovação são apenas possibilidades que ainda não existem no presente momento. Então, por que não suspender essa dualidade mental e se conectar com a prova de forma mais neutra e tranquila?".
Do momento da inscrição até dias próximos à avaliação, mantenha um cronograma de estudo realista. Divida o calendário por objetivos de conteúdo a longo prazo, mensais, semanais e até diários. Em um concurso público, muitas disciplinas são cobradas, como língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, e até legislação e informática, além de conteúdos específicos para cada cargo.
Assim, na hora de montar o cronograma, é importante ter em mente todos os conteúdos. Com organização para dar tempo de todas as disciplinas, dedicando mais tempo para as que tem dificuldade, mas sem abrir mão das demais.
A preparação para concursos públicos pode parecer um processo exaustivo, longo e solitário. O desgaste emocional é grande, mas o período de estudos não precisa ser feito exclusivamente sozinho. Encontrar um grupo de estudo que tenha os mesmos objetivos, seja de carreira ou com foco em um concurso específico, pode ajudar na jornada.