Jennifer de Carvalho
15 de Outubro de 2024 às 17:27Devido à falta de servidores, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) terá um novo concurso público para as vagas de defensor e defensora. A decisão de realizar o processo foi regulamentada e publicada no Diário Oficial da Defensoria Pública do Estado, em 30 de setembro.
Com isso, os interessados precisam aguardar a publicação do edital que terá o cronograma de todo o processo. A inscrição, por exemplo, ainda não têm data, mas o prazo para fazer a candidatura será de 30 dias.
O pedido de isenção da taxa também não tem um período estabelecido. Mas tudo deverá ser preenchido e solicitado de acordo com as especificações da entidade responsável pela seleção.
A DPE resolveu criar essa medida, pois das 232 vagas nos cargos de defensor e defensora, apenas 153 estão ocupadas. Ou seja, 79 ocupações continuam disponíveis. Em nota, a Defensoria destacou que neste ano, 11 aprovados foram nomeados.
Aliás, 12 selecionados do último concurso ainda serão convocados para preencher o quadro de funcionários. No entanto, a instituição acredita na possibilidade de muitos dos selecionados não assumirem o cargo – o que torna o quinto concurso ainda mais necessário.
Com esse cenário, o processo será dividido em quatro fases eliminatórias e classificatórias. A etapa será composta por uma prova objetiva e a segunda por uma dissertativa. Em seguida, os candidatos passarão por uma prova oral e, por fim, uma avaliação de títulos.
A primeira prova será composta por 100 questões de múltipla escolha, dividida por conteúdos dos seguintes blocos:
Primeiro bloco
Terceiro bloco
Quarto bloco
Enquanto isso, o exame dissertativo do concurso da Defensoria Pública do Amazonas será composto por duas partes, com questões a serem desenvolvidas e duas peças processuais. Confira:
Parte 1
Parte 2
Encontrou algum erro?
Entre em contato