Muitos concurseiros procuram cursos preparatórios especializados em concursos públicos. Saiba mais sobre essa tendência de mercado
Um curso preparatório especializado é a pedida ideal para muitos concurseiros. Na busca por suprir uma brecha na demanda de mercado, André Wagner criou o Instituto Educar para a Liberdade. Fundado em 2012, a escola é focada em preparar professores para concursos.
Mas, a história de André com a educação e com o mundo dos concursos públicos começa antes. Ele escolheu ser educador com 14 anos, e, desde esse momento, enxergou a profissão como sua missão de vida.
O próprio, como conta, frustrava-se pela dificuldade em ser aprovado em concursos. A aprovação veio após a sexta tentativa. “Quando o edital era publicado, eu começava a estudar como um maluco, sem direção nenhuma”, conta.
“Comecei a entender como me preparar melhor. Se concentrar na bibliografia é importante, mas não é sobre a quantidade, mas sim sobre a qualidade do que se estuda”, diz. Com as tentativas, André entendeu que passar em concurso é mais sobre treinamento do que sobre formação em si.
Na época da inauguração do Educar, André era coordenador dos cursos de História e Geografia da Faculdade Anhanguera, em São Paulo. Enquanto preparava seus alunos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ele notou que a preparação para concursos públicos também teria espaço.
O Instituto nasceu na faculdade que lecionava, com aulas no final de semana, para preencher uma lacuna no mercado e na formação acadêmica: preparar os futuros professores para concursos públicos. “Para se ter mais dignidade sendo professor no nosso país é importante ter uma estabilidade e um salário digno, o que faz o concurso ser uma oportunidade excelente”, diz André.
As aulas começaram gratuitas, com professores convidados, e através da divulgação nas redes sociais e o interesse de alunos fora da faculdade, em 2013, André abriu uma sede para o Instituto, na região do Campo Limpo. Hoje, além das aulas presenciais, a escola tem uma plataforma digital própria, em que oferece os cursos a distância.