O "Enem dos Concursos" possui mais de 6 mil vagas distribuídas pelo Brasil, em que os aprovados serão convocados para a posse dos cargos em janeiro
Jennifer de Carvalho
Publicado em 19/08/2024, às 13h19Neste domingo (18), o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi aplicado em todo o Brasil. Conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o processo contou com 2,1 milhões de inscritos, nos quais os candidatos realizaram provas com questões objetivas e discursivas.
Os cadernos das avaliações foram disponibilizados no mesmo dia da aplicação, às 20h. Já o gabarito preliminar da prova objetiva está previsto para ser divulgado nesta terça-feira (20). Nele, os candidatos poderão conferir possíveis erros e acertos, para ter uma noção de seus desempenhos no exame.
Vale destacar que as notas finais da fase objetiva do concurso só serão disponibilizadas em 8 de outubro. Além disso, as notas preliminares da etapa discursiva serão publicadas nesta mesma data. De acordo com o calendário do "Enem dos Concursos", o prazo para os pedidos de revisão do resultado das questões discursivas é entre os dias 8 e 9 de outubro.
Em entrevista coletiva, a ministra Esther Dweck falou sobre o objetivo do processo para os inscritos: "O espírito de uma inovação do serviço público sendo fruto de um trabalho coletivo como esse é o que a gente quer passar para essas pessoas que estão se candidatando. É um espírito de dedicação, de serviço público de verdade, e com a sensação muito boa de podermos servir a população do nosso país para fazer uma transformação verdadeira na qualidade de vida da população".
Apesar das divulgações preliminares, é importante que o candidato se atente à publicação do resultado definitivo do Concurso Nacional Unificado, prevista para 21 de novembro. Após essa divulgação, os selecionados serão convocados para a posse de seus respectivos cargos em janeiro de 2025.
Com mais de 6.640 vagas de diferentes áreas distribuídas pelo Brasil, os aprovados no CPNU também realizarão cursos de formação para o início da atuação. Para isso, os profissionais serão chamados ainda no primeiro mês do próximo ano.