Jennifer de Carvalho
18 de Outubro de 2024 às 10:20Na última quarta-feira (16), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou os próximos passos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), considerando que os resultados oficiais do "Enem dos concursos" estão próximos de serem divulgados. A finalização está prevista para o dia 21 de novembro.
Com isso, o CPNU está convocando os candidatos que se autodeclararam negros, indígenas e com deficiência para procedimentos de verificação. Tratam-se da heteroidentificação, análise de documentações sobre pertencimento étnico e perícia médica, que acontecerão entre os dias 2 e 3 de novembro.
Assim, os participantes que se encaixam nessa chamada devem consultar os locais onde essas etapas serão realizadas. Para isso, é preciso seguir o seguinte passo:
O procedimento de perícia médica verifica se a declaração se trata, efetivamente, de pessoa com deficiência. Em nota, o MGI, destacou que os candidatos passarão por uma análise com uma equipe multiprofissional.
Essa etapa será baseada na "documentação médica (atestado ou laudo ou relatório) enviada, via upload, no ato da inscrição, que ateste a espécie e o grau ou o nível de deficiência (se conhecida), bem como a provável causa da deficiência".
Outra convocação pelo "Enem dos concursos" é referente às vagas reservadas para indígenas. Nesse caso, os candidatos concorrentes nessas reservas deverão passar por uma análise das documentações que comprovem o seu pertencimento étnico. Vale citar que esses materiais foram enviados no momento da inscrição.
Durante o procedimento, a comissão coletará os dados biométricos dos candidatos que se autodeclararam negros, além de realizar um exame grafológico – ou seja, uma análise escrita.
Conforme o MGI, todo esse processo será filmado pela Fundação Cesgranrio. Caso o participante recuse a filmagem e as outras etapas, ele será desclassificado do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Encontrou algum erro?
Entre em contato