Vitória Prates
19 de Agosto de 2024 às 16:55Jovens e mulheres são a maioria dos candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Ao total foram 2,1 milhões de inscritos. Em termos gerais, as mulheres representam mais da metade das inscrições, 56, 2%. Os jovens adultos têm destaque, em torno de 80,3% dos requerentes tem de 20 a 44 anos.
Dentro desta faixa etária quem se destacou pelo interesse em entrar em cargos federais foi o adulto inicial, de 25 a 34 anos, com 821.523 (38,3%). Os dados são da Fundação Cesgranrio, organizadora do "Enem dos Concursos", solicitados pelo Ministéro da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
Por mais que o maior número de inscrito esteja entre os jovens, quase 23 mil idosos - pessoas entre 60 e 69 anos - também se canditaram, representando 1,1%. Mas não existe idade limite para se candidatar, inclusive, em caso de empate, o candidato com idade igual ou superior a 60 anos tem preferência. São 6.640 vagas para 21 órgãos federais.
Cerca de 1 milhão de pessoas participaram do exame. Com 2,1 milhões de inscritos, a taxa de abstenção passou de 50%, número dentro das expecativas do governo. O maior número de faltas ocorreu entre os candidatos de Nível Médio (Bloco 8). A prova foi realizada em 228 cidades brasileiras.
"Queremos ampliar a diversidade no Serviço Público Federal", afirmou a ministra da Gestão e Inocação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em coletiva de imprensa no último domingo (18), após aplicação da prova. Na entrevista, a ministra divulgou dados preliminares do concurso. Uma das menores taxas de abstenção está entre pessoas com deficiência (PCD), abaixo de 40% de faltantes.
O gabarito preliminar do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será divulgado na próxima terça-feira (20). As notas finais serão publicadas em 21 de novembro, com recursos para recorrer em relação ao gabarito. A posse de cargos está prevista para janeiro de 2025.
Encontrou algum erro?
Entre em contato