Por Jennifer de Carvalho
30 de Junho de 2025 às 14:51
Diversos concurseiros ao redor do Brasil estão aguardando mais detalhes da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025. Na última quinta-feira (26), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) destacou em nota que o edital do novo “Enem dos concursos” deve ser divulgado em breve.
Na edição de 2025, o CPNU possui cargos de nível superior e intermediário. Ao todo, o processo conta com 2.480 vagas imediatas em 36 órgãos públicos. Assim, os novos servidores serão contemplados por salários que variam entre R$ 4.787,59 e R$ 17.726,42.
Ainda, o certame possui 1.172 vagas para convocações que podem ser feitas após a homologação dos resultados.
Leia também: Como conciliar a rotina de trabalho com os estudos para um concurso? Veja dicas
Conforma a página de informações gerais do CPNU deste ano, no portal do MGI, o edital está previsto para ser divulgado neste mês de julho. Em nota do dia 26 de junho, a pasta informou que o edital seria publicado ainda nessa semana – ou seja, a partir desta segunda-feira (30).
A banca organizadora já está definida e será a Fundação Getulio Vargas (FGV), a qual deve ser responsável por elaborar e aplicar as provas.
Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito
Os candidatos do CPNU 2025 devem realizar as provas objetivas no dia 5 de outubro, de acordo com o cronograma previsto no site do MGI. Após essa etapa, os participantes habilitados precisarão passar por uma prova discursiva, marcada para o dia 7 de dezembro.
Além disso, dependendo da função selecionada, alguns concurseiros precisam realizar uma prova de títulos.
Vale citar que as avaliações objetivas e discursivas serão realizadas em 228 locais distribuídos pelo país. Assim, os resultados do novo CPNU devem ser divulgados em fevereiro de 2026.
Leia também: Passou no concurso de outro estado? Veja como se planejar para essa jornada
As datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para ficar por dentro de qualquer atualização.
Encontrou algum erro?
Entre em contato