Estadão / Notícias / Concurso Federal

CPNU 2: veja qual é a duração máxima da prova objetiva

A organização do certame reforça a importância de atenção ao relógio e de uma gestão de tempo durante o exame; saiba o que diz o edital

Candidatos terão tempo máximo de permanência em sala - Foto: Adobe Stock
Candidatos terão tempo máximo de permanência em sala - Foto: Adobe Stock

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reforçou que o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá duração máxima previamente determinada diferente para cada nível de candidatos.

Essa medida busca garantir uniformidade e organização na aplicação das provas objetivas em todo o país. A regra é válida para todos os candidatos, que deverão administrar bem o tempo para responder às questões e preencher o cartão de respostas com tranquilidade.

Tempo de aplicação

De acordo com o portal Gov.br, no próximo domingo, 05 de outubro de 2025, os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) deverão ficar atentos ao tempo destinado para a realização das provas. Para os concorrentes aos cargos de nível superior, a duração máxima será de 5 horas. 

Já aqueles que disputam vagas de nível intermediário terão até 3 horas e 30 minutos para concluir a avaliação. O objetivo, segundo a organização, é assegurar a padronização e a equidade no processo seletivo em todo o país.

Em ambos os casos, o tempo começa a ser contado a partir da autorização de início dada pelo fiscal em sala.

Leia também: CPNU 2: quais alimentos posso levar no dia da prova objetiva? Veja lista

tempo de aplicação
Candidatos devem se atentar ao tempo máximo. Foto: Adobe Stock

Saída controlada

De acordo com o edital, os candidatos só poderão deixar o local de prova após o tempo mínimo de 2h de permanência, isso se aplica para ambos os níveis de prova. A saída antes do horário estabelecido não é permitida, como forma de manter o controle e a segurança da aplicação.

Gestão do tempo

A orientação da organização é que os participantes planejem o uso das horas disponíveis. Recomenda-se iniciar pelas questões consideradas mais fáceis, reservar tempo para uma atenção maior para as questões mais difíceis e não deixar o preenchimento do gabarito para os últimos minutos.

Leia também: Concurso público: qual a melhor maneira de organizar o tempo de estudo?

Cronograma do concurso

A prova objetiva será aplicada em 05 de outubro de 2025, em centenas de municípios em todo o país. Os resultados definitivos do Concurso Público Nacional Unificado serão informados em 16 de março de 2026.

Vale se atentar que os prazos estabelecidos em edital podem sofrer alterações, por isso, é interessante sempre acompanhar os canais oficiais e o portal da banca avaliadora do CPNU 2.

Encontrou algum erro?

Entre em contato