Os candidatos devem se atentar aos documentos que são permitidos para a identificação no dia da prova objetiva. Levar o documento errado pode resultar na eliminação
Após a divulgação dos horários de abertura e fechamento dos portões, o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reiterou a importância de levar o documento de identificação para a aplicação da prova objetiva nesse próximo domingo, 5 de outubro.
A divulgação da lista de documentos aceitos busca garantir a organização do candidato e evitar contratempos no momento de ingresso nos locais de exame.
Conforme o site oficial do CPNU, o edital prevê a aceitação de documentos de identificação como CNH e RG e também documentos digitais, desde que validados pelo GOV.BR. Os documentos aceitos são:
Vale ressaltar que é obrigatório levar o documento de identificação original, pois não serão aceitas fotos, PDFs, documentos sem foto, protocolos ou cópias autenticadas do documento original.
Leia também: Saiba como consultar o local da prova objetiva
É importante frisar que o horário de abertura dos portões será às 11h30 (no horário de Brasília) e o fechamento às 12h30 (horário de Brasília).
O tempo mínimo de permanência em sala é de 2h e a duração máxima de prova é de 5h (para candidatos de nível superior) e 3h30 (para candidatos de nível intermediário).
Além disso, é recomendado chegar ao local de aplicação da prova com um certo tempo de antecedência, para evitar atrasos e adiantar os procedimentos de verificação de documentos.
Leia também: Concursos públicos mais concorridos: especialistas dão dicas para se destacar
A prova objetiva será aplicada em 05 de outubro, em centenas de municípios em todo o país. Os resultados definitivos do Concurso Público Nacional Unificado serão informados em 16 de março de 2026.
Vale se atentar que os prazos estabelecidos em edital podem sofrer alterações, por isso, é interessante sempre acompanhar os canais oficiais e o portal da banca avaliadora do CPNU 2.