Por Lilian Campos
3 de Outubro de 2025 às 10:57
No Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), a segurança não se limita ao início e ao decorrer das provas. Há também protocolos específicos para quando restam somente os últimos candidatos em sala, um momento considerado delicado pela organização do certame.
O objetivo é preservar a lisura do processo seletivo até o último instante.
De acordo com o portal Gov.br, passado o tempo mínimo de permanência em sala, é esperado que o número de candidatos diminua, com isso, os fiscais intensificam a vigilância. Com o final da aplicação da prova, os últimos três participantes devem permanecer juntos, em sala, para acompanhar a finalização e a entrega do material.
O material será conferido e lacrado imediatamente, e os três últimos candidatos irão assinar e registrar seus nomes em ata. Essa medida evita questionamentos sobre irregularidades, impede qualquer manipulação posterior dos materiais e garante total lisura e transparência do certame.
Leia também: CPNU 2: que horas os portões abrem para a prova objetiva?
Os candidatos serão acompanhados por fiscais durante todo o tempo de aplicação das provas objetivas, e vistoriados por detector de metais ao entrar e sair das salas. Essa medida também será adotada ao acessar os banheiros.
Vale ressaltar que medidas de segurança serão aplicadas em todo o processo de aplicação da prova, conforme previsto em edital. Sendo proibido o uso de documentos de identificação sem foto, o uso de aparelhos eletrônicos como celulares, relógios inteligentes e fones de ouvido. Também será proibida a saída das salas antes do tempo mínimo de permanência de 2h.
Leia também: CPNU 2: quais são os materiais permitidos na prova objetiva?
A prova objetiva será aplicada em 05 de outubro de 2025, em centenas de municípios em todo o país. Os resultados definitivos do Concurso Público Nacional Unificado serão informados em 16 de março de 2026.
Vale se atentar que os prazos estabelecidos em edital podem sofrer alterações, por isso, é interessante sempre acompanhar os canais oficiais e o portal da banca avaliadora do CPNU 2.
Encontrou algum erro?
Entre em contato