Estadão / Notícias / Concurso Federal

Concurso dos Correios: resultado preliminar da prova de Analista é liberado

O cargo de Analista do concurso público da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) é voltado para candidatos com ensino superior

Os candidatos do concurso público realizaram as provas em dezembro de 2024. - Foto: Envato Elements / Pressmaster
Os candidatos do concurso público realizaram as provas em dezembro de 2024. - Foto: Envato Elements / Pressmaster

Nesta sexta-feira (24), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) divulgou o resultado preliminar da prova objetiva do cargo de Analista. Os candidatos realizaram a avaliação no dia 15 de dezembro, em busca de uma vaga para a função, dentre as 412 oportunidades ofertadas ao redor do país.

Conforme uma publicação no portal do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) – banca organizadora da seleção –, a ocupação de Analista teve 111.967 inscritos na ampla concorrência, 22.115 nas vagas voltadas para negros/indígenas e 2.657 nas reservadas para pessoas com deficiência (PcDs).

De acordo com o edital nº 271, o cargo no qual exige ensino superior é composto por funções nas seguintes áreas de atuação:

  • Advogado;
  • Analista de Sistemas – Desenvolvimento de Sistemas;
  • Analista de Sistemas – Produção;
  • Analista de Sistemas – Redes;
  • Analista de Sistemas – Suporte de Banco de Dados;
  • Analista de Sistemas – Suporte de Sistemas;
  • Arquiteto;
  • Arquivologia;
  • Assistente Social;
  • Engenheiro – Engenharia Civil;
  • Engenheiro – Engenharia de Produção;
  • Engenheiro – Engenharia de Redes de Comunicação;
  • Engenheiro – Engenharia de Telecomunicações;
  • Engenheiro – Engenharia Elétrica;
  • Engenheiro – Engenharia Eletrônica;
  • Engenheiro – Engenharia Mecânica.

Leia também sobre como funciona a aposentadoria para concursados nesta reportagem.

Assim, os participantes buscam ser contemplados por um salário de R$ 6.872,48. Aliás, o edital nº 271 destacou que os selecionados às áreas de Arquiteto e Engenheiro receberão um acréscimo salarial, com o intuito de alcançar o piso mínimo legal da categoria, atualmente fixado em R$ 10.302.

Como consultar o resultado preliminar da prova objetiva para Analista?

Os candidatos que realizaram a prova objetiva para Analista já podem consultar o resultado preliminar do exame. Para isso, basta seguir o passo a passo destacado abaixo:

Além disso, na mesma aba é possível encontrar o link para a consulta do resultado sobre os recursos contra o gabarito preliminar. Ao acessar o endereço, também é preciso realizar o login na área do candidato.

Com isso, os participantes já têm acesso ao gabarito definitivo da prova objetiva para o cargo de nível superior. Nesse caso, a análise deve ser feita na aba “Provas e Gabaritos”, no portal do IBFC.

Há uma previsão do resultado da prova discursiva?

Um comunicado por meio do edital nº 25, publicado na última sexta-feira (17) no portal do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), não destacou uma data de divulgação do resultado da prova discursiva.

No entanto, foi ressaltado que só serão corrigidas as avaliações dos candidatos que forem habilitados na prova objetiva e que estiverem no limite de até três vezes o número de vagas, por cargo/especialidade/localidade, além dos empates na última posição de classificação, se houver.

Vale citar que o exame discursivo foi aplicado apenas aos concorrentes ao cargo de Analista. Nesse caso, os participantes elaboraram uma redação, com o tema fornecido no dia da sua realização. Assim, os concurseiros precisaram fazer um texto com, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30.

Leia também sobre as histórias de aprovados em grandes concursos nesta reportagem.

Com isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo, como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.

Quais são as atribuições dos cargos de Analista?

Cada um dos cargos e especialidades do concurso público dos Correios possuem as suas atribuições. Além disso, para tomar posse da função, é preciso ter em mãos alguns documentos requisitados, como um diploma de graduação referente à área escolhida. Confira abaixo algumas tarefas:

Analista de Correios – Advogado

De acordo com o edital nº 271, algumas das funções do cargo são coordenar e avaliar os processos de trabalhos no campo das ciências jurídicas, além de analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes à área de atuação. Outra tarefa é praticar a advocacia preventiva, interpretando documentos legais de naturezas e hierarquias diversas.

Analista de Correios – Analista de Sistemas

No edital consta um tópico sobre as atribuições para todas as especialidades de Analista de Sistema, na área de Tecnologia da Informação (TI). Com isso, dentre as tarefas a serem realizadas estão: desenvolver, implantar e avaliar as atividades relacionadas ao setor de TI, além de coordenar e orientar estudos, pesquisas, projetos e sistemas que visem à melhoria e eficácia dos processos.

Leia também sobre concurso público na área de TI nesta reportagem.

Analista de Correios – Arquiteto

Algumas de suas atribuições consistem no desenvolvimento e na avaliação de processos de arquitetura e urbanismo, inclusive de obras complementares e de reforma de edificações, além de realizar vistorias, perícias e avaliações – emitindo pareceres técnicos ou laudos – sobre produtos e serviços, obras e conservações de imóveis contratados pela ECT.

Analista de Correios – Arquivologia

Algumas das tarefas do cargo envolvem o acompanhamento de práticas de mercado com ideias de soluções aplicáveis aos processos, além de traduzir e revisar textos literários, técnicos ou científicos, consultando dicionário e outras fontes de informação. Outra atribuição é participar de seminários, reuniões e outros eventos com a necessidade de conhecer idiomas estrangeiras, atuando como intérprete.

Analista de Correios – Assistente Social

Dentre as tarefas do cargo estão: planejar, desenvolver e avaliar ações socioeducativas, no âmbito da empresa, em questões que impactam no clima organizacional, na responsabilidade social, na qualidade de vida e bem-estar dos empregados e nos processos de trabalho. Além disso, é preciso implementar projetos preventivos e educativos, que priorizem o desenvolvimento social, as relações interpessoais, o empreendedorismo, a empregabilidade, a valorização e o reconhecimento dos funcionários.

Outra tarefa é mapear e monitorar as demandas sociais internas, subsidiando a elaboração de proposições, bem como a análise da cultura, clima organizacional e formulação do planejamento estratégico da empresa.

Analista de Correios – Engenheiro

No edital também há um tópico sobre as atribuições para todas as especialidades de Engenheiro. Com isso, dentre as tarefas a serem realizadas estão: coordenar e fiscalizar contratos referentes a obras e serviços de engenharia, além de supervisionar e orientar a instalação, a operação, a montagem e o acompanhamento da manutenção de sistemas, máquinas e equipamentos realizados por equipe própria ou terceirizada.

Outra tarefa do cargo para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) é estabelecer padrões técnicos referente à manutenção, distribuição, instalação e ao controle de funcionamento e utilização dos equipamentos de telecomunicações. Confira mais detalhes sobre o concurso público nesta matéria.

Encontrou algum erro?

Entre em contato