A ministra Esther Dweck explicou sobre as expectativas para o início da atuação nos serviços públicos e se haverá um novo CPNU em 2025
Jennifer Carvalho
Publicado em 19/08/2024, às 16h14Após a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), aplicado neste domingo (18), em todo o Brasil, os candidatos aguardam o resultado final do processo que conta com 6.640 vagas pelo país. A lista de aprovados será divulgada em 21 de novembro, e o início dos trabalhos também já tem uma previsão.
Conforme a Agência Gov, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que os selecionados devem começar a atuar nos serviços públicos a partir de janeiro de 2025. O anúncio foi feito no programa "Bom Dia, Ministra", no Canal Gov.
As datas do início das atividades podem variar de acordo com a necessidade de um curso de formação como uma das etapas do concurso. Segundo Esther, a expectativa é que os profissionais dos cargos que não precisam dessa fase já comecem os trabalhos no primeiro mês do próximo ano.
Para aqueles que irão realizar um curso de formação, a ministra destacou que essas pessoas serão chamadas a partir de novembro, para que essa etapa se inicie em janeiro. Nesses casos, apenas os aprovados no curso poderão tomar posse dos cargos.
“As pessoas devem ficar muito atentas, porque a gente faz três chamadas. Se a pessoa não atende as três chamadas, ela está fora e chamamos novas pessoas", ressaltou Esther. Ainda, ela explicou que os cursos possuem uma duração de três meses. Com isso, a expectativa é que os selecionados dessa fase comecem os serviços a partir de abril.
Com o início das atividades previsto para 2025, uma das dúvidas que pode surgir é se haverá uma nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) no próximo ano. Conforme a ministra Esther, há essa possibilidade para agosto de 2025, porém, é preciso realizar uma análise sobre as vagas e a adesão de órgãos ao concurso. "Vamos fazer o balanço e, no segundo semestre, tomar essa decisão para até o início do ano que vem, se tiver um novo, a gente anunciar e publicar o edital”, finalizou.
Confira mais no vídeo abaixo: