Assine EstadãoLogo Estadão

Concurso no RJ decide anular questões de última hora e explica motivo

As provas em Macaé foram aplicadas no último domingo (13), na qual as perguntas canceladas faziam parte do exame para a área de Administração Pública

Jennifer de Carvalho

Publicado em 16/10/2024, às 10h39
Após a repercussão negativa, a prefeitura de Macaé lançou uma nota sobre o ocorrido no concurso. - Foto: Fotos Públicas

No último domingo (13), a prefeitura de Macaé, no Rio de Janeiro, aplicou as provas objetivas para vagas na Administração Pública Municipal, no Instituto de Previdência Social (MACAEPREV) e na Procuradoria Geral. Porém, muitos candidatos apontaram a presença de conteúdos machistas em algumas questões.

No primeiro módulo de conhecimentos básicos da Língua Portuguesa, uma pergunta pedia que o participante assinalasse uma frase que não tivesse uma crítica por "a mulher falar demais". As opções para a escolha foram compostas pelas seguintes expressões:

Prefeitura de Macaé e FGV se manifestam sobre as questões

Nas redes sociais, muitos candidatos mostraram indignações com o conteúdo machista na composição do exame do concurso, que oferece um total de 824 vagas, referentes às três áreas citadas acima. Após uma série de críticas, a prefeitura de Macaé emitiu uma nota a respeito do ocorrido, na última segunda-feira (14).

"A Prefeitura de Macaé repudia qualquer conteúdo ofensivo nas questões de provas em concurso público no município. Vale ressaltar que, cumprindo a lisura do processo e os critérios de confidencialidade, as questões de provas não são aprovadas previamente pela prefeitura, sendo restritas à banca Examinadora contratada, a FGV. A Prefeitura de Macaé já solicitou posicionamento oficial do órgão."

A Fundação Getulio Vargas (FGV), por sua vez, comunicou a anulação das questões 1 e 4 de Língua Portuguesa do Módulo I do terceiro tipo de prova. As perguntas estavam nas avaliações para o setor de Administração Pública Municipal Direta do Município de Macaé, para os cargos de professor.

No documento divulgado na segunda-feira, a instituição disse que o cancelamento ocorreu por uma falta de alinhamento aos princípios da Fundação. Ainda, a FGV destacou que as respectivas pontuações serão atribuídas para todos os candidatos, conforme o edital do concurso público para a prefeitura de Macaé.

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Compartilhe:

Principais temas acessados

Concurso Público Rio de Janeiro questões RJ Macaé