Por Jennifer de Carvalho
29 de Abril de 2025 às 16:40
Os candidatos ao cargo de Pesquisador do concurso público da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) já podem consultar o resultado provisório da prova discursiva. A lista sobre o desempenho preliminar na avaliação foi publicada nesta terça-feira (29), tanto no portal da banca organizadora quanto no Diário Oficial da União (DOU).
Aplicado no dia 23 de março, o exame englobou uma redação, em que os participantes precisaram elaborar um texto dissertativo, de até 30 linhas, sobre temas de atualidades que envolvem o contexto de atuação da Embrapa. Aliás, os participantes de algumas funções de Analista também realizaram a prova discursiva.
Lançado em dezembro de 2024, o concurso foi aberto com 1.027 vagas. Desse total, 719 são para ampla concorrência, 103 para pessoas com deficiência (PcDs) e 205 são destinadas às pessoas pretas e pardas (PPPs).
Leia também: Embrapa: vagas, salários e próximas etapas; saiba tudo sobre o concurso.
Assim, a seleção é voltada para os seguintes cargos: Pesquisador, Analista, Assistente e Técnico. Conforme o edital de abertura, o certame também conta com a formação de um cadastro de reserva – ou seja, para vagas que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos.
De acordo com uma publicação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora do processo – referente à demanda de candidatos por vaga, 279.701 pessoas se inscreveram no concurso público da Embrapa.
Os novos servidores contratados permanecerão nas unidades em que forem alocados, por um período mínimo de cinco anos. Os convocados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana e podem ser contemplados por um dos seguintes salários:
Leia também: Concursados podem confiar na aposentadoria? Entenda o novo cenário.
Os candidatos de todas as especialidades do cargo de Pesquisador podem acessar um dos endereços abaixo, para consultar o resultado provisório da prova discursiva:
Agora, os participantes devem aguardar o resultado final da avaliação discursiva, previsto para ser divulgado no dia 26 de maio no portal da banca e no Diário Oficial da União (DOU).
Na mesma data, serão liberados os membros da banca avaliadora da defesa de memorial e apresentação de projeto de pesquisa. Essa fase é voltada apenas ao cargo de Pesquisador.
Leia também: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas.
Vale citar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma do processo da Embrapa estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais da seleção, como o site da banca, para ficar por dentro de qualquer atualização.
No memorial, é preciso conter a contribuição e atuação profissional do participante voltadas para a área e subárea escolhidas. Ainda, o candidato deve estabelecer as bases teóricas de sua atuação, discutir os resultados alcançados e estruturar a importância de sua contribuição para a área/subárea.
Leia também: Concurso da Embrapa: 8 dicas práticas para o projeto de pesquisa.
A apresentação do projeto de pesquisa será realizada em sessão pública logo após a defesa de memorial. Para esses processos, o participante terá 20 minutos para realizar a sua exibição, enquanto uma comissão examinadora terá 10 minutos para argumentar sobre o conteúdo.
Em matéria do Estadão Concursos, veja dicas de como se preparar para as próximas fases do concurso público da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Encontrou algum erro?
Entre em contato