Os candidatos do concurso público da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) devem ficar atentos às próximas etapas do processo
Nesta terça-feira (29), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) liberou o resultado final da prova objetiva do cargo de Analista, em todas as áreas de atuação disponibilizadas pelo novo concurso público.
Lançado em dezembro de 2024, o processo foi aberto com um número atrativo de vagas: 1.027 oportunidades. Desse total divulgado, 719 são para ampla concorrência, 103 para pessoas com deficiência (PcDs) e 205 são destinadas às pessoas pretas e pardas (PPPs).
Assim, a seleção é voltada para os seguintes cargos: Pesquisador, Analista, Assistente e Técnico. Os convocados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana e podem ser contemplados por salários que variam entre R$ 2.186,19 e R$ 12.814,61.
Leia também: Embrapa: vagas, salários e próximas etapas; saiba tudo sobre o concurso.
Os candidatos do cargo de Analista, em todas as áreas de atuação, já podem consultar quem foi aprovado na prova objetiva, por meio da lista do resultado final do exame. Para isso, basta acessar o endereço abaixo:
Ao analisar o documento, os participantes podem perceber que a lista está organizada da seguinte maneira:
Leia também: Concurso da Embrapa: qual será a função do cargo de Analista?
Vale citar que os concurseiros de algumas opções do cargo de Analista também passaram por uma prova discursiva, a qual foi composta por uma redação.
Na prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos responderam itens sobre conteúdos de conhecimentos gerais e específicos. Ainda, os exames dos cargos de Pesquisador e de Analista foram compostos por mais um tema: conhecimentos complementares.
Com isso, os participantes precisaram julgar cada item como CERTO ou ERRADO. O exame para Pesquisador teve 110 itens, enquanto os das demais funções foram formados por 100.
De acordo com a lista sobre o resultado da prova, dentre as próximas etapas do concurso público está a convocação para a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitaram concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência (PcDs), bem como a chamada para o procedimento de heteroidentificação para os concorrentes autodeclarados negros.
Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.
Assim, o edital de convocação para essas fases está previsto para ser divulgado no dia 13 de junho, tanto no portal da banca Cebraspe quanto no Diário Oficial da União (DOU).
As datas e os períodos estabelecidos no cronograma do processo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão sujeitos a alterações. O edital de abertura destaca que caso tenham mudanças, serão lançados comunicados por meio de outros editais nos canais oficiais do processo, como o site da banca. Por isso, é importante acompanhar esses endereços para ficar por dentro de qualquer atualização. Em matéria do Estadão Concursos, veja dicas de como se preparar para as próximas fases do concurso.