Estadão / Notícias / Concurso Federal

Concurso Embrapa: veja data do resultado final da prova para Pesquisador

No concurso público da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os candidatos de todos os cargos realizaram as provas objetivas em março

O processo da Embrapa foi lançado com 1.027 vagas. - Foto: Adobe Stock
O processo da Embrapa foi lançado com 1.027 vagas. - Foto: Adobe Stock

No dia 23 de março, os candidatos do concurso público da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizaram a sua prova objetiva. Com isso, os concorrentes ao cargo de Pesquisador aguardam o resultado final da avaliação.

De acordo com uma publicação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora do processo – referente à demanda de candidatos por vaga, 279.701 pessoas se inscreveram no concurso público da Embrapa.

Vale citar que o certame foi lançado com 1.027 vagas, distribuídas entre os seguintes cargos: Pesquisador, Analista, Assistente e Técnico.

Leia também: Embrapa: vagas, salários e próximas etapas; saiba tudo sobre o concurso.

Quando os resultados finais das provas objetivas para Pesquisador serão divulgados, conforme o cronograma?

De acordo com o cronograma no anexo VIII do edital nº 14, os resultados finais nas provas objetivas para Pesquisador estão previstos para serem divulgados no dia 29 de abril, no portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

No mesmo dia, serão liberados os resultados para Analista, bem como para algumas funções de Técnico e Assistente.

Vale citar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma do processo da Embrapa estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais da seleção, para ficar por dentro de qualquer atualização e das programações que ainda serão divulgadas.

Como a prova objetiva foi elaborada?

De caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva foi aplicada aos concorrentes de todos os cargos. Nesse caso, os candidatos precisaram responder itens sobre conteúdos de conhecimentos gerais e específicos. Ainda, os exames dos cargos de Pesquisador e Analista foram compostos por mais um tema: conhecimentos complementares.

Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.

Assim, os participantes julgaram cada item como CERTO ou ERRADO. O exame para Pesquisador teve 110 itens, enquanto os das demais funções foram formados por 100.

Quais são algumas das funções do cargo de Pesquisador?

Os servidores contratados para essa ocupação deverão planejar e desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento de caráter multidisciplinar e interinstitucional, visando a geração e obtenção de conhecimento e informações técnico-científicas que contribuam para a produtividade e sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuária.

Outras atribuições são: participar da definição de prazos e recursos, identificar necessidades e captar recursos para o desenvolvimento de projetos e programas multidisciplinares; avaliar riscos, ameaças, oportunidades e impactos potenciais de projetos de pesquisa e desenvolvimento; solucionar problemas técnicos inéditos e multidisciplinares, com variáveis complexas e pouco estruturadas; entre outras.

Leia também: Aposentadoria para concursados: quem pode pedir e quais são as regras?

Faixa salarial do certame

Conforme o edital de abertura, os servidores convocados pelo processo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana e podem ser contemplados por salários que variam entre R$ 2.186,19 e R$ 12.814,61. Em matéria do Estadão Concursos, veja dicas de como se preparar para as próximas fases do concurso.

Encontrou algum erro?

Entre em contato