Estadão / Notícias / Concurso Estadual

Concurso da DPE-AM para Defensores: veja quando será a prova objetiva

Trata-se da 5ª edição do concurso público para Defensor Público oferecido pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM); veja edital

Conheça mais detalhes da prova e do concurso - Foto: Adobe Stock
Conheça mais detalhes da prova e do concurso - Foto: Adobe Stock

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) está com inscrições abertas para seu 5º concurso público, que oferece 10 vagas imediatas para os cargos de Defensora e Defensor Público. As inscrições encerraram na última terça-feira (29). O prazo, que originalmente era até o dia 24, foi prorrogado.

Para participar, é necessário ser bacharel em Direito, comprovar pelo menos dois anos de atividade jurídica, e não possuir condenações ou antecedentes criminais incompatíveis com o exercício das funções.

Os interessados fizeram a inscrição exclusivamente pelo site da banca organizadora, a Fundação Carlos Chagas (FCC): www.concursosfcc.com.br. Após preencher o formulário, é preciso pagar a taxa de R$ 295,00.

O concurso terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, conforme decisão da DPE-AM.

Leia mais em: Veja como funciona a nota de corte nas fases de um concurso público

Sobre as vagas

O concurso para a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) tem oportunidades abertas para carreira de Defensor Público. Os aprovados irão contar com remuneração inicial de R$ 19.134,33. Abaixo, confira os pré-requisitos para candidatura do certame. 

Defensor Público

  • Ensino superior completo em Direito;
  • Experiência profissional de, no mínimo, 2 anos em atividades jurídicas. 

Das 10 vagas disponíveis, 5 são para ampla concorrência, 2 são reservadas a pessoas com deficiência (PCD) e 3 para candidatos pretos, pardos, indígena ou quilombolas. 

Como será a avaliação?

O concurso para a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) será dividido em 4 etapas. A 1ª fase será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório para todos os candidatos. Os conteúdos cobrados são conhecimentos gerais e específicos. Outras etapas de avaliação incluem: prova escrita-dissertativa, prova oral e avaliação de títulos, vale consultar o edital para maiores detalhes.

Leia mais em: Nota de corte: veja qual é a diferença entre concurso público e vestibular

Cronograma do concurso

A prova objetiva será aplicada no dia 15 de junho. Ainda não há data para divulgação dos resultados finais do certame para a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

Encontrou algum erro?

Entre em contato