Por Vitória Prates
1 de Maio de 2025 às 07:00
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2025 já é uma realidade. Em coletiva de imprensa, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou a 2ª edição do CNU e anunciou as mudanças para o certame. Veja quais são e prepare-se.
Leia também: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas
Na coletiva de imprensa para apresentar a 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o Governo Federal trouxe as mudanças, em comparação com o certame do ano passado.
Avaliação dos candidatos
Agora os candidatos passarão por duas provas. Esse procedimento é comum em diversos concursos públicos. No novo formato de avaliação, os participantes irão realizar uma prova objetiva e outra discursiva, aplicadas em datas distintas. Ou seja, para ser convocado para prova discursiva, o candidato precisa ter sido aprovado na fase anterior, a prova objetiva.
Órgãos participantes
35 órgãos federais, entre ministérios e agências nacionais, confirmaram participação no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2025. No ano passado, foram 21 participantes.
Leia também: Concursos públicos: veja quais são as matérias mais cobradas e dicas de estudos
Além das mudanças, o Governo Federal também anunciou a quantidade de vagas para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2025. De acordo com o informativo, neste ano, serão 3.352 vagas, entre imediatas e para formação do cadastro de reserva.
Confira distribuição
Por fim, também confira a divisão de vagas por nível de formação:
Leia também: Como ler e interpretar o edital dos certames?
O Governo Federal também estimou um cronograma para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2025. Lembrando que as datas estão sujeitas a alteração.
Leia também: 6 candidatos dão dicas após serem aprovados em grandes concursos
Encontrou algum erro?
Entre em contato