O concurso público do Ministério da Previdência Social (MPS) conta com vagas em diversos estados brasileiros para o cargo de Perito Médico Federal
O Ministério da Previdência Social (MPS) está com um concurso público em andamento, no período de inscrição. Com isso, os interessados no processo também precisam ficar atentos ao prazo para o pedido de isenção da taxa da candidatura.
Vale citar que os interessados na seleção precisam possuir ensino superior em Medicina e registro no Conselho Regional de Medicina. Isso porque o concurso é voltado para o cargo de Perito Médico Federal. Ao todo, são 250 vagas, com reservas para pessoas com deficiência (PcD) e candidatos negros.
As oportunidades estão distribuídas entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O lugar com mais oportunidades é no Ceará, com um total de 40 vagas. Em seguida há o Maranhão e a Bahia, com 25 cada. Já Pernambuco possui 20 vagas.
Os interessados podem se inscrever até às 18h (horário oficial de Brasília/DF) do dia 9 de janeiro de 2025. A candidatura deve ser feita pelo portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Leia também sobre como funciona a cota em concursos nesta reportagem.
Ainda, para o cadastro no concurso público do Ministério da Previdência Social (MPS) ser devidamente efetivado, é preciso efetuar o pagamento da taxa de R$ 120, até o dia 10 de janeiro.
O concurso público do MPS possibilita a isenção da taxa de inscrição, em que o pedido pode ser feito até a próxima quinta-feira (26). Assim, a solicitação é voltada apenas para pessoas que se encaixam em uma das seguintes situações:
No primeiro caso, um dos destaques do certame é ter o preenchimento da declaração de ser membro de família de baixa renda. Já os doadores precisam ter um atestado ou laudo que comprove a ação, bem como a data de sua realização.
Para compreender todos os requisitos e os documentos de comprovação, clique aqui e acesse o edital para a análise dos tópicos na parte sobre o procedimento para a solicitação de isenção.
Assim, quem desejar encaminhar um recurso contra a situação provisória do pedido deve realizar o processo entre os dias 3 e 4 de janeiro. Após essa etapa, a consulta final sobre a solicitação pode ser feita no dia 9 do mesmo mês.
O processo para Perito Médico Federal será composto por dois tipos de avaliação: prova objetiva e de títulos.
Conforme o cronograma destacado no edital, o primeiro exame já possui uma previsão para ser aplicado: 16 de fevereiro de 2025.
Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.
Assim, os candidatos precisam ficar atentos aos locais de provas do concurso do Ministério da Previdência Social (MPS), nos quais serão divulgados no dia 21 de janeiro.