Assine EstadãoLogo Estadão

Concurso do MPS: último dia para pedir a isenção da taxa; veja o horário

No concurso público do Ministério da Previdência Social (MPS), é preciso ficar atento ao horário de encerramento do prazo para solicitar a isenção

jennifercarvalho033@gmail.com

26 de Dezembro de 2024 às 09:08

O concurso do MPS é voltado para o cargo de Perito Médico Federal. - Foto: Envato Elements / towfiqu98

Atenção, concurseiros. Os interessados no concurso público do Ministério da Previdência Social (MPS) precisam ficar atentos ao cronograma. Isso porque o período para o pedido da isenção da taxa de inscrição encerra nesta quinta-feira (26).

Vale citar que a seleção possui 250 vagas para o cargo de Perito Médico Federal, com reservas para pessoas com deficiência (PcD) e candidatos negros. Dentre os requisitos para concorrer à função estão o diploma de ensino superior em Medicina e o registro no Conselho Regional de Medicina. 

As oportunidades estão distribuídas entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O lugar com mais vagas é no Ceará, com um total de 40. Em seguida há o Maranhão e a Bahia, com 25 cada. Já Pernambuco possui 20 vagas.

Leia também sobre como funciona a cota em concursos nesta reportagem.

Até quando é possível pedir a isenção da taxa de inscrição?

No concurso público do MPS, a taxa de inscrição é de R$ 120. No entanto, as pessoas que se encaixam em uma das seguintes situações podem pedir a isenção do valor:

Assim, a isenção da quantia deve ser solicitada até às 18h (horário oficial de Brasília/DF) desta quinta (26). Para isso, basta acessar o portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e acessar o link do upload das imagens das documentações exigidas para esse procedimento.

No caso do CadÚnico, por exemplo, um dos destaques do certame é o preenchimento da declaração de pertencer a uma família de baixa renda. Já os doadores precisam ter um atestado ou laudo que comprove a ação, bem como a data de sua realização.

Para compreender todos os requisitos, clique aqui e acesse o edital para a análise dos tópicos na parte sobre o procedimento para a solicitação de isenção.

Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.

Assim, quem desejar encaminhar um recurso contra a situação provisória do pedido deve realizar o processo entre os dias 3 e 4 de janeiro de 2025. Após essa etapa, a consulta final sobre a solicitação pode ser feita no dia 9 do mesmo mês.

Como se inscrever no concurso?

Os interessados podem se inscrever até às 18h (horário oficial de Brasília/DF) do dia 9 de janeiro. A candidatura deve ser feita pelo portal do Cebraspe.

Ainda, aqueles que não forem isentos da taxa do concurso público do Ministério da Previdência Social (MPS) devem efetuar o seu pagamento até o dia 10 do mesmo mês. Confira mais detalhes sobre o cargo de Perito Médico Federal e a data da prova objetiva nesta matéria.

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Compartilhe:

Principais temas acessados

Concurso Público Federal Ministério da Previdência Social isenção MPS