Estadão / Notícias / Concurso Federal

Concurso do INSS: período de inscrição encerra em breve; veja quando

O concurso público é relacionado ao Ministério da Previdência Social (MPS), no qual o edital foi lançado com mais de 200 vagas

Para a candidatura no processo ser devidamente efetivada, é preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição. - Foto: Envato Elements / Prostock-studio
Para a candidatura no processo ser devidamente efetivada, é preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição. - Foto: Envato Elements / Prostock-studio

Atenção, concurseiros. Os interessados na seleção do Ministério da Previdência Social (MPS), também chamado de "concurso do INSS", precisam ficar atentos ao cronograma. Isso porque o período de inscrição do processo encerra em breve. 

A seleção possui 250 vagas para o cargo de Perito Médico Federal, distribuídas entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O lugar com mais oportunidades é no Ceará, com um total de 40 vagas. Em seguida há o Maranhão e a Bahia, com 25 cada. Já o estado de Pernambuco possui 20 vagas.

Conforme o edital, os interessados devem possuir ensino superior em Medicina e registro no Conselho Regional de Medicina. Com isso, os servidores convocados serão contemplados por um salário de R$ 14.166,99, com uma jornada de trabalho de 40 horas por semana.

Leia também se existe escala 6x1 para concursados nesta reportagem.

Até quando é possível se inscrever no concurso do INSS?

As inscrições para o concurso público do MPS podem ser realizadas até às 18h (horário oficial de Brasília/DF) da próxima quinta-feira (9). A candidatura deve ser feita pelo portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Ainda, para o cadastro ser devidamente efetivado, é preciso efetuar o pagamento da taxa de R$ 120, até a próxima sexta-feira (10). Vale citar que nesse caso, o candidato precisa imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), na qual pode ser paga em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou nos Correios.

Quando será a prova do concurso?

O processo para Perito Médico Federal será composto por dois tipos de avaliação: prova objetiva e de títulos. Assim, os candidatos precisam ficar atentos aos canais oficiais do concurso, como o portal da banca organizadora Cebraspe, pois os locais de provas estão previstos para serem divulgados no dia 21 de janeiro.

Assim, conforme o cronograma destacado no edital, a prova objetiva está marcada para ser realizada no dia 16 de fevereiro. As questões serão elaboradas pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Legislação Constitucional;
  • Noções de Legislação Administrativa;
  • Noções de Informática;
  • Medicina Geral;
  • Medicina do Trabalho;
  • Direito do Trabalho;
  • Noções de Legislação Previdenciária;
  • Legislação Referente ao SUS;
  • Legislação de Assistência Social.

Os gabaritos preliminares poderão ser consultados individualmente entre os dias 18 e 20 de fevereiro. Assim, aqueles que desejarem encaminhar algum recurso contra as questões formuladas podem realizar esse procedimento entre os dias 19 e 20 do mesmo mês.

Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.

O resultado oficial dessa fase do concurso do Ministério da Previdência Social (MPS) será divulgado no dia 19 de março, bem como a convocação para os procedimentos biopsicossocial e de heteroidentificação. Essas últimas etapas são voltadas aos concorrentes às vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcDs) e participantes negros.

Encontrou algum erro?

Entre em contato