Assine EstadãoLogo Estadão

Concurso do Ibama: quem pode pedir a isenção da taxa de inscrição?

O concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi lançado com 460 vagas

jennifercarvalho033@gmail.com

30 de Janeiro de 2025 às 13:33

Os candidatos que não forem isentos da taxa devem efetuar o seu pagamento até fevereiro. - Foto: Envato Elements / nateemee

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançou o edital de um novo concurso público com 460 vagas para os cargos de Analista Administrativo e Analista Ambiental, os quais exigem nível superior. Os interessados precisam ficar atentos ao período de inscrição do processo, bem como ao prazo e aos requisitos para o pedido de isenção da taxa da candidatura.

Conforme o edital de abertura, os novos servidores públicos contratados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Ainda, os convocados serão contemplados por um salário de R$ 9.994,60, com a inclusão de gratificações, além de um auxílio-alimentação.

Como se inscrever no concurso?

Os interessados no concurso público do Ibama podem se inscrever até às 18h (horário oficial de Brasília/DF) do dia 18 de fevereiro. Para isso, basta acessar o portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora – e preencher todos os campos requisitados.

Com isso, os candidatos que não forem isentos da taxa de inscrição devem efetuar o seu pagamento até o dia 20 de fevereiro. O valor é de R$ 95.

Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.

Quem pode pedir a isenção da taxa de inscrição?

O processo do Ibama possibilita a isenção da taxa de inscrição em alguns casos. O pedido deve ser feito até às 18h (horário oficial de Brasília/DF) do dia 5 de fevereiro, pelo portal do Cebraspe citado acima. A solicitação só vale para pessoas que se encaixam em uma das seguintes situações:

No primeiro caso, por exemplo, serão analisados os pedidos com a indicação do Número de Identificação Social (NIS), bem como uma declaração de pertencimento a uma família de baixa renda. Já na segunda situação, é preciso um atestado ou laudo que comprove a doação e a data de sua realização. Acesse o edital e confira todos os requisitos.

Assim, de acordo com o cronograma no anexo I do edital, os candidatos poderão consultar a situação provisória da solicitação de isenção da taxa entre 11 e 13 de fevereiro, das 10h do primeiro dia até às 18h do último.

Com isso, aqueles que desejarem apresentar algum recurso contra a recusa do pedido devem realizar o procedimento entre os dias 12 e 13 de fevereiro. Após essa etapa, a situação final da solicitação de isenção estará disponível no dia 19 de fevereiro.

Leia também se concursados podem confiar na aposentadoria nesta reportagem.

Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização. Confira mais detalhes sobre as provas do concurso nesta matéria.

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Compartilhe:

Principais temas acessados

Concurso Público Federal Ibama isenção