Vitória Prates
19 de Novembro de 2024 às 14:35O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) divulgou o resultado definitivo da prova de títulos nesta terça-feira (19). As notas estão disponíveis no site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do concurso.
Os resultados preliminares da prova de título foram divulgados no último dia 4. Com a publicação, foi aberta a possibilidade de recorrer ao resultado. Os candidatos tiveram 2 dias úteis para contestar. Para isso, enviaram um documento formal, relatando os motivos de não concordarem com a nota.
Vale lembrar que a nota da prova de títulos varia de 5 a 10% do total de pontos do candidato. Essa modalidade, no CPNU, é classificatória, mas não eliminatória. Assim, mesmo que os títulos enviados pelo concurseiro não sejam aceitos, ele ainda pode continuar na dispusta, a depender totalmente da sua nota nas provas objetiva e discursiva.
Leia também sobre como lidar com a ansiedade na preparação de concursos públicos
Comum em diversos certames, a prova de títulos é reservada para cargos de nível superior completo. A avaliação de títulos é a etapa de comprovação de títulos acadêmicos, como gradução, pós-gradução, mestrado e doutorado, e experiências profissionais anteriores na área.
Com exceção dos candidatos do bloco 8 - nível Intermediário -, todos os cargos do CNU exigiam graduação completa. Mas, das mais de 6 mil carreiras previstas em edital, em 1.875 vagas poderiam se inscrever pessoas com formação superior em "qualquer área de conhecimento".
Leia também sobre os concursos públicos mais concorridos do Brasil
O Concurso Público Nacional Unificado, também conhecido como "Enem dos Concursos", já é o maior concurso do Brasil. O certame contou com 2,1 milhões de inscritos. A primeira edição do CPNU está chegando ao fim. De acordo com edital, as próximas etapas do concurso são:
Leia também sobre como montar um cronograma de estudos para concursos
Encontrou algum erro?
Entre em contato