O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Público divulgou nesta quinta-feira (21) novo calendário do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Em nota, o governo destacou os motivos para o adiamento e novo cronograma do certame, saiba mais.
Resultado final: quando será publicado?
De acordo com o novo cronograma divulgado pelo Ministério, o resultado final do Concurso Público Nacional Unificado será publicado dia 11 de fevereiro de 2025.
Motivos do adiamento do CNU
Entre os motivos listados pelo MGI, destacam-se:
- Evitar a eliminação dos candidatos que, no cartão-resposta, deixaram de cumprir uma das diretivas de segurança contidas no item 9, letra "f", do caderno de provas, com a possibilidade de identificar o tipo de prova por outros critérios;
- Garantir a correção, em quantidade equivalente a dos candidatos de ampla concorrência, das provas discursivas e redações dos concorrentes às vagas reservadas para negros, que atingiram a nota mínima;
- Proceder à retificação dos editais dos Blocos 4 e 5 para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), de modo a incluir a prova de títulos como etapa classificatória, garantindo a equivalência com os pesos previstos na Tabela 1 do edital do Bloco 2 para o mesmo cargo.
Novo cronograma do CNU
Abaixo, confira o novo calendário do Concurso Público Nacional Unificado (CNU):
- Divulgação dos resultados das provas objetivas: 25 de novembro de 2024;
- Envio de títulos: 4 e 5 de dezembro de 2024;
- Análise de títulos: 6 de dezembro de 2024 até 10 de janeiro de 2025
- Divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações: 09 de dezembro de 2024;
- Convocação para o procedimento de heteroidentificação: 23 de dezembro de 2024;
- Convocação para avaliação biopsicossocial: 6 a 10 de janeiro de 2025;
- Previsão de divulgação dos resultados finais: 11 de fevereiro de 2025
O que é Concurso Público Nacional Unificado?
Inédito no Brasil, o Concurso Público Nacional Unificado já é o maior certame do país. Em sua primeira edição, com provas realizadas em agosto de 2024, o CNU teve 2,1 milhão de inscritos. Apelidado como "Enem dos Concursos", o governo já estuda fazer uma nova seleção pública, com esses moldes, em 2025.